Emsurb desativa ponto irregular de lixo

Serviços Urbanos
01/11/2012 14h47
Início > Notícias > Emsurb desativa ponto irregular de lixo

Localizado no bairro Santo Antônio entre a avenida Juscelino Kubitschek e o início da avenida Visconde Maracaju, um canteiro estava sendo utilizado como ponto irregular de descarte de lixo. A prática no local causava transtornos para os moradores e transeuntes da região que solicitaram a intervenção da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).

A Gerência de Áreas Verdes da Emsurb iniciou a intervenção paisagística no local no dia 23 e concluiu na última quarta-feira, 24. "Começamos o serviço com a remoção de 30 mil quilos de lixo deste local, o que corresponde a três caçambas com entulhos. Logo após esta etapa iniciamos a intervenção ao colocar 500 m² de grama, 1.400 plantas ornamentais, cinco árvores, seis palmáceas mini imperial e 8m² de terra vegetal. Para  transformar este antigo ponto lixo, que agora está desativado, em área verde foram necessários dois dias por conta da extensa área do canteiro e para isso contamos com a ação de 11 agentes de limpeza", destacou o fiscal de paisagismo da Emsurb, Valdir Santos.

Para a autônoma Ângela Leite, que reside no bairro há mais de 30 anos, a intervenção atendeu satisfatoriamente ao pedido dos moradores. "O antigo ponto de lixo era um incômodo para quem reside ou trabalha por aqui, o canteiro era utilizado por carroceiros que eliminavam entulhos e lixo e isto ocasionava muita poeira. Fico satisfeita em visualizar que fomos atendidos com um grande jardim, espero que a população respeite e preserve este novo cenário", disse.

Pontos clandestinos de lixo

De forma planejada, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) desativa pontos clandestinos de lixo em toda a capital e os transforma em áreas verdes. O conjunto Beira Mar, o Bairro Industrial e o bairro Cirurgia recentemente receberam este tipo de intervenção.