PMA realiza Simpósio sobre perda auditiva relacionada ao trabalho

Saúde
05/11/2012 17h30
Início > Noticias > 52638

A Rede de Atenção em Saúde do Trabalhador (Reast) e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest "Anísio Dário") realizam nesta terça-feira, 6, o I Simpósio sobre perda auditiva relacionada ao trabalho. O evento será realizado das 8h às 18 horas, no auditório do Hotel Celi. As inscrições foram destinadas aos profissionais de saúde e de segurança do trabalho.

O objetivo do simpósio é contribuir com a qualificação técnica dos profissionais que atuam com a temática, com a saúde do trabalhador e com a segurança do trabalho. "No cotidiano estamos expostos aos mais diversos sons, em diferentes intensidades, o que não é diferente no ambiente de trabalho. Estudos e normativas mostram qual a intensidade sonora produzida por cada ação humana as quais os indivíduos estão expostos e por até quanto tempo tal exposição não traz prejuízo à sua saúde auditiva", expõe a coordenadora da Reast, Mônica Rocha.

Mônica Rocha informa que o simpósio vai promover o debate sobre exposição e a intensidade sonora e as alterações estruturais na orelha interna, que determinam a ocorrência da Perda Auditiva Induzida por Ruído (Pair). "A Pair é o agravo mais frequente à saúde dos trabalhadores, estando presente em diversos ramos de atividade, principalmente siderurgia, metalurgia, gráfica, têxteis, papel e papelão, vidraria, entre outros. Prevenir tais perdas passa a ser tarefa cotidiana de profissionais de saúde e segurança do trabalho.", afirma.

Estima-se que 25% da população trabalhadora exposta ao ruído apresente algum grau de perda auditiva.