Prefeito participa do VI Encontro do Judiciário

Agência Aracaju de Notícias
05/11/2012 22h05
Início > Noticias > 52644

Na noite desta segunda-feira, 5, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, participou da abertura do VI Encontro Nacional do Judiciário Brasileiro, evento que foi apresentado pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Carlos Ayres Britto, na capital sergipana.

O auditório do Palácio da Justiça recebeu presidentes dos 91 tribunais brasileiros para discutirem os desafios de cada segmento da Justiça e delimitarem as prioridades para 2013. Esta é a primeira vez que um Estado do Norte/Nordeste é sede do evento que já está em sua 6ª edição e que acontece até esta terça-feira, 6.

Contando com a presença de conselheiros do CNJ, o Encontro tem o objetivo de definir ações prioritárias capazes de modernizar a Justiça e melhorar a prestação de serviços ao cidadão. Realizado todos os anos pelo Conselho, os encontros nacionais do Judiciário avaliam a Estratégia Nacional regulamentada para a Justiça e divulgam o desempenho dos tribunais no cumprimento de projetos e metas nacionais.

Para o ministro Carlos Britto, um juiz é sinônimo de ética, por isso é inconcebível um comportamento antiético no Judiciário. “Este Encontro é a materialização de um tempo de congregação e avaliação. Queremos reavaliar metas aprovadas em encontros anteriores e aprovar novas metas”, afirmou o ministro.

Carlos Britto salientou que o Conselho Nacional de Justiça é conteúdo e o Judiciário um continente. “Vivemos um tempo de abertura do Judiciário para uma visão mais crítica e analítica. Vivemos um tempo de identidade entre a Justiça e o Conselho. Cumprir a nossa Constituição é uma honra, uma glória; por isso, o CNJ vem pra dizer que está a serviço do Poder Judiciário brasileiro”, disse o presidente do Conselho.

O presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE), desembargador Osório de Araújo Ramos Filho, reforçou a importância do evento para a classe jurídica de todo o país. “O objetivo deste Encontro é modernizar a Justiça. Lembremos que esta é a primeira vez que um Estado do Nordeste sedia um Encontro como este e que estamos aqui para discutir a comunicação dentro do Judiciário e o combate à corrupção”, contou Osório de Araújo.

A solenidade foi prestigiada por presidentes, vice-presidentes e corregedores-gerais dos tribunais do país, além de juízes, assessores membros do Ministério Público, advogados e operadores jurídicos em geral. Compuseram a mesa, além do ministro Carlos Britto, o ministro do STF, Roberto Gurgel; o procurador-geral do Estado de Sergipe, Márcio Leite de Rezende, representando o governador do Estado; o prefeito da capital, Edvaldo Nogueira; a presidente da Assembleia Legislativa, Angélica Guimarães; o presidente da OAB nacional, Ophir Cavalcante Junior; o presidente da OAB/SE, Carlos Augusto Monteiro Nascimento; entre outros.