Curso de massoterapia da Fundat estimula profissionais a agregar o conhecimento

Formação para o Trabalho
06/11/2012 10h00
Início > Noticias > 52645

A massoterapia é uma técnica que vem sendo muito procurada para fins terapêuticos, anti-estressante, estética, relaxamento e esportivo. E, com uma visão voltada para o emprego e renda, a Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), tem formado profissionais nessa área com resultados positivos. Mais uma turma com 25 alunos está frequentando o curso no Centro de Terapias Alternativas, anexo da Unidade de Qualificação e Produção do Jardim Esperança. Muitos dos alunos são cabeleireiros formados pela Fundação e desejam agregar o conhecimento no desempenho das duas atividades na área de beleza.

“A massoterapia é a aplicação de técnicas de massagem que, além dos fins terapêuticos, também pode melhorar o humor das pessoas, aliviar o estresse e promover o relaxamento do corpo”, afirmou a instrutora do curso, massoterapeuta Dione Sandres, lembrando que a massoterapia é o equilíbrio entre o corpo e a mente e que o dia a dia agitado das pessoas faz com que cada vez mais o profissional da massoterapia seja procurado. “É uma profissão em ascensão e, portanto, rentável”, esclarece.

A maioria dos alunos é oriunda do curso de cabeleireiro realizado pela Fundat. O profissional da área da beleza precisa estar completo para atender às necessidades dos clientes. A renovação se faz necessária e ter o conhecimento representa um diferencial. Genivalda dos Santos, 32 anos, trabalha como cabeleireira atendendo em domicílio e, diante da procura pela massagem, fato registrado entre os seus clientes, a profissional resolveu frequentar o curso e agregar o conhecimento.

“Percebi que posso melhorar a minha renda unindo as duas funções atendendo em domicílio. Hoje, temos macas portáteis que posso levá-la para qualquer lugar. Para iniciar, posso cobrar em torno de R$ 40,00 a R$ 50,00 por cada sessão de massoterapia. Ao longo do tempo, pretendo montar um espaço para atender tanto na área de cabelo quanto de massagem”, disse.

Tânia Silva de Melo Soares, 40 anos, reside no Jardim Esperança. Ela é cabeleireira e balconista, mas pretende se tornar também uma massoterapeuta. “A massoterapia é a profissão do momento. É claro que para exercê-la, é preciso gostar e ter sensibilidade porque estamos trabalhando com o corpo”, comenta.

Gicélia Bispo dos Santos Viana, 23 anos, se profissionalizou como cabeleireira em curso da Fundat. O seu desejo é montar um centro de estética e, para tanto, está buscando o conhecimento na área de massoterapia. “Já trabalho como cabeleireira, mas diante das minhas pretensões, vou agregar as funções. Além disso, pretendo fazer outros cursos que estão ligados a área da beleza e, para comandar uma empresa, como é o meu interesse, tenho que saber e fazer todos os serviços que estarei oferecendo”, enfatiza.

O curso de massoterapia disponibilizado pela Fundat consta de 100 horas. As aulas estão sendo ministradas na Unidade de Qualificação e Produção do Jardim Esperança, unidade/escola da Fundação, um complexo com laboratório de informática, cozinha industrial, salão de beleza, centro de terapias alternativas, espaço específica para cursos de depilação, manicure e outras dependências para aulas de inglês, espanhol e outros cursos.

O curso de massoterapia se prolongará até a segunda quinzena deste mês, com aulas diárias de três horas – das 8h às 11h.