Viaduto do DIA: velocidade na execução dos pilares de sustentação

Infraestrutura
10/05/2007 09h52

Seguindo o ritmo planejado, a atual fase da obra do viaduto do Distrito Industrial de Aracaju (DIA) tem como prioridade a elevação dos pilares de sustentação. A previsão é que até o final do mês de junho todos os pilares estejam totalmente concluídos, prontos para receber a meso e a superestrutura da construção. “Estamos em um ritmo bastante acelerado na execução dos pilares, que já estão mais visíveis. Também estamos fazendo alguns blocos; a ênfase é velocidade na execução dos pilares. Em princípio, as chuvas não estão atrapalhando o cronograma da construtora”, destacou o engenheiro da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), José Henrique Rodrigues. O engenheiro explica que a atual fase da obra compreende basicamente a execução de blocos e pilares, ou seja, a base e a sustentação das pistas de rolamento de veículos. Uma das fases da execução atual compreende no ´arrasamento´ das estacas, ou seja, a preparação para a execução de dois blocos. Em outras palavras, é propositalmente destruída uma parte não utilizável da concretagem, que é quebrada para fazer o bloco. “Estamos fazendo também as formas de cinco blocos, que são aquelas estruturas que vão conter o concreto e podem ser feitas de tijolos ou de madeira. Essas daqui são mistas e, consequentemente, feitas as formas, entramos com as ferragens”, contou. A montagem das armaduras de ferro também está sendo efetuada em outros dois diferentes blocos, mostrando o avanço dos trabalhos no canteiro. Ainda de acordo com Rodrigues, dando seqüência à obra, um bloco já pronto está sendo reaterrado. Além disso, está sendo realizada a primeira parte da concretagem de três outros blocos, na primeira etapa da forma, ou seja nos seus primeiros 2 metros. “Como são alturas muito grandes, a concretagem é feita de 2 em 2 metros, até o pilar ficar pronto, diferentemente do bloco, que é feito de uma só vez”, informou o engenheiro. Ainda dentro dos serviços previsto na obra, está sendo concluída a construção de uma cerca em volta de todo o perímetro do terreno da Codise. “A cerca é de alvenaria e moirões de concreto pré-moldado. Acredito que na próxima semana já esteja totalmente concluído. Também estamos executando a sub-base da alça de nível, que é a pista de acesso, ao lado do terreno, para posteriormente preparar a base e a pavimentação asfáltica”, disse o engenheiro. Além desses serviços, uma outra parte importante é a construção do bloco de encontro, onde as pistas elevadas vão alcançar o solo. Essa etapa atualmente está recebendo a armação das ferragens, fase anterior à colocação das formas para concretagem. Lençol freático A realização das fundações da obra, para a construção dos blocos, é feita a partir de escavações profundas, chegando a mais de 2 metros de profundidade. Isso torna necessário o rebaixamento do nível do lençol freático para a execução de mais dois blocos. “Quando escavamos, o nível de água aparece, o que impede a concretagem. Para que esse serviço seja realizado é necessária a utilização desse recurso, através de bombas de rebaixamento”, explicou. O engenheiro José Henrique Rodrigues ressalta que todos esses diferentes serviços são realizados consecutivamente, ou seja, toda a obra está sendo desenvolvida em uma seqüência única. Trânsito e segurança “Há 18 auxiliares de tráfego trabalhando no local, especificamente para fazer a orientação no entorno da obra, para diminuir os transtornos causados aos cidadãos. Com esses auxiliares, chegamos ao número de 153 funcionários no canteiro”, informou Rodrigues. Outra medida de segurança tomada pela Prefeitura para isolar a área foi cercar todo o canteiro com placas de Zinco, que são mais duráveis e resistentes que as de madeirite.