A partir desta terça-feira, 6, o cuidado com as 67 crianças atendidas pelo Abrigo Sorriso deixa de ser atribuição da Fundação Renascer e passa para a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). A iniciativa de cessão partiu da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), e visa atender uma determinação do artigo de número 88 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que preconiza a municipalização das instituições de acolhimento.
O abrigo acolhe provisoriamente crianças de ambos os sexos com idade até seis anos e que vivem em situação de vulnerabilidade, de risco ou abandono. Elas são encaminhadas pelo Juizado da Infância e da Juventude e Conselhos Tutelares do Estado e, durante o período acolhimento, recebem acompanhamento médico. Os que possuírem idade escolar são matriculados e frequentam regularmente a rede pública de ensino. Além disso, eles participam de atividades culturais, esportivas e de lazer.
O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, fez questão de participar da solenidade de cessão do abrigo e parabenizou a direção e todos os funcionários pela organização do local e pelo carinho com que tratam as crianças atendidas no local. O chefe do executivo municipal também destacou a importância das parcerias entre os governos para a qualidade dos serviços prestados à população.
"Graças ao espírito de parceria reinante entre prefeitura e Estado, vamos garantir a continuidade do serviço oferecido a essas crianças. O Governo do Estado está cedendo o prédio e continua responsável pelos 40 dos 61 funcionários com contrato vigente até setembro do próximo ano garantindo a tranquilidade durante o processo de transição", observou Nogueira.
Enfatizando que a Prefeitura irá trabalhar diuturnamente para oferecer um futuro cada vez mais digno aos acolhidos, Nogueira voltou a elogiar a ação dos funcionários. "Quem entra aqui observa o enorme significado do trabalho realizado neste lugar. Essas crianças precisam, acima de tudo, de cuidado e carinho para que possam crescer e se tornarem o futuro do nosso país. Parabéns a todos os que cuidam dessas crianças como se fossem seus próprios filhos", disse.
Presente à solenidade, a secretária da Inclusão Social, Eliane Aquino, disse que sua grande preocupação é em manter as equipes que cuidam das crianças para que elas não tenham mais uma perda em suas vidas. "Assim que o futuro prefeito assumir a pasta iremos procurá-lo pessoalmente, mostrar caso a caso a situação dos servidores do abrigo e fazer o possível para que as crianças lembrem desse lugar com alegria e não como um trauma em suas vidas", concluiu Eliane, afirmando que o processo de transição será realizado de maneira tranquila e sem pressa.