Foi aberta na noite desta terça-feira, 6, na Galeria de Artes Álvaro Santos (GAAS), unidade da Fundação Municipal de Cultura e Turismo de Aracaju (Funcaju), a exposição de xilogravuras intitulada ‘Xilográficos’. Além das obras, resultado de uma oficina de arte ministrada pelo pintor e escultor sergipano Elias Santos, chamou a atenção do público presente o lançamento do I Manual Técnico Compartilhando Xilogravura, que tem como realização o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Sergipe (Senac/SE).
Para o diretor do GAAS, Luiz Adelmo, a unidade não poderia ter exposição melhor para encerrar o ano. “Essa é a primeira vez que o Senac e a Galeria Álvaro Santos firmam parceria, sempre tendo como principal objetivo promover o artista sergipano. O Elias é um grande amigo nosso, inclusive começou a expor sua obras aqui mesmo na GAAS, e não poderíamos deixar de receber de braços abertos um projeto de ensino e propagação da arte tão belo quanto este, ainda mais quando essa arte é nossa, típica do povo nordestino”, diz.
Cerca de 20 artistas, de formação antiga ou recente, fazem parte da exposição, que conta com mais de 100 desenhos espalhados sob forma de instalações por toda a galeria. “Eu ministro cursos de arte há cerca de 30 anos, mas só recentemente passei a dar aulas de xilogravura no Senac. Sempre organizamos a nossa Mostra de Artes, no entanto o destaque para os desenhos esculpidos na madeira só chegou agora. Com o apoio da Galeria, pudemos montar uma exposição que reúne, exclusivamente, xilogravuras”, comenta o instrutor Elias Santos.
Manual Técnico de Xilogravura
Além de ministrante das oficinas, Elias também é o autor do Manual Técnico Compartilhando Xilogravura, que traz um apanhado de conhecimento a respeito do que é a xilogravura, qual sua origem, suas técnicas e seu papel na história da arte brasileira, nordestina e sergipana. “Os alunos sempre nos cobravam um material didático para as oficinas de arte. O Elias então percebeu essa necessidade e teve a ideia de fazer uma pesquisa mais ampliada da xilogravura e nos consultou para a realização e construção desse manual técnico. Hoje este material, que levou seis meses para ficar pronto, será distribuído aos nossos visitantes e também aos alunos dos cursos do Senac”, afirma a coordenadora do Eixo de Produção Cultural e Design do Senac, Jucileide Dultra.
“O Senac como instituição de ensino deve fazer o registro de seu trabalho, ainda mais quando ele resgata uma técnica nordestina tão conhecida e querida na região, como é o caso da xilogravura. O efeito do Manual, assim como o dessa exposição, é o de multiplicador. Precisamos e estamos divulgando o máximo possível do trabalho dos nossos alunos/artistas. E, em não muito tempo, um pouquinho dessas técnicas estarão espalhadas pelas galerias e bibliotecas de todo o Brasil”, diz o diretor regional do Senac, Paulo do Eirado Dias Filho.
Artistas
Raquel Lima trabalha com desenhos e pintura há cerca de 12 anos. Em 2005, foi convidada a fazer parte do grupo, idealizado pelo Elias Santos, ‘Gravura de Inverno’, que objetiva resgatar e difundir a xilogravura pelo Estado. A partir daí, já fez mais de 70 desenhos em madeira, sendo que aproximadamente 20 deles fazem parte da instalação ‘Pé na Xilo’ e estão expostos na entrada da GAAS durante todo o período da exposição. “São cerca de 15 dias para a preparação da matriz, entre definir e esculpir o desenho na madeira e aplicar a tinta, fazer as cópias e esperar a secagem. É um trabalho metódico, mas certamente muito gratificante”, relata a artista.
Quem também está expondo sua obra, no entanto, pela primeira vez, é o bombeiro Jaime Farias. “Sempre gostei e tive vocação para a arte, mas faltava oportunidade de apresentação do meu trabalho. Foi quando surgiu o convite para o curso do Elias. Eu já tinha feito oficinas de pintura e de grafite antes, mas de xilogravura foi a primeira vez. Este é meu primeiro curso, meu primeiro trabalho e minha primeira exposição de xilogravura”, revela Jaime.
A Exposição
A Exposição Xilográficos está aberta para livre visitação até o dia 01 de dezembro na Galeria de Artes Álvaro Santos, localizada na praça Olímpio Campos s/n, Centro. O horário de funcionamento da unidade é de segunda à sexta das 8h às 18h e sábado das 9h às 13h. Mais informações através do telefone: (79) 3179-1308.