Mais 40 pessoas estão capacitadas para o mercado de trabalho. São homens e mulheres que frequentaram os cursos de Informática e Manicure e Pedicure, ofertados pela Prefeitura de Aracaju através da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), na aplicação do Programa de Qualificação Profissional. Os cursos foram realizados na Unidade de Qualificação e Produção Maria Emília dos Santos (D. Bibi), unidade/escola sediada no bairro Santos Dumont, local onde também aconteceu a entrega dos certificados na tarde de ontem.
Parte dos alunos que se capacitou em informática demonstrou ansiedade para o recebimento do certificado, pois muitos perderam diversas oportunidades de emprego por não terem o conhecimento necessário.
O formando Felipe França Freire persistiu na busca por emprego, mas foi barrado diversas vezes. Durante o curso fez nova tentativa e, ao demonstrar que estava dominando o conhecimento, consegui conquistar seu espaço no mercado de trabalho como funcionário em uma lan house. "Estou feliz por esta conquista. Vou seguir em frente e procurar cada vez mais o aperfeiçoamento", declara.
Layane Santos Bezerra participou do curso para manicure e pedicure. A formanda representou a turma durante a solenidade. Em sua fala lembrou a todos sobre a importância de um curso de qualificação. "Já estou trabalhando e, como eu, vários outros colegas também conseguiram entrar para o mercado de trabalho. Parabenizo a equipe da Fundat e a nossa instrutora pela dedicação. O nosso resultado foi espetacular", confirma.
Hamilton dos Santos, 30 anos, é cabeleireiro e maquiador, formado pelos cursos de qualificação profissional da Fundat. Considerando que o seu desejo é inaugurar em breve um centro de estética e beleza, também se capacitou no curso de manicure e pedicure. "Eu persisto num sonho e para concretizá-lo preciso absorver os conhecimentos necessários. Como vou comandar uma empresa sem dominar o serviço que estarei oferecendo?", destacou, lembrando que logo começará o seu negócio.
Hamilton fez questão de destacar que a Fundat tem um papel importante na vida dos cidadãos enquanto órgão público. "A capacitação está sendo fundamental na minha vida profissional. Hoje tenho uma boa clientela, montei um pequeno salão em minha residência, atendo em domicílio, colaborando e embelezando noivas, pessoas que querem uma mudança radical na aparência. Estou quase chegando onde desejo - o meu centro de beleza e estética", disse.
A instrutora do curso de manicure e pedicure, Arleide Souza Passos, desejou aos seus alunos sucesso. "Não parem! Continuem com sede de aprendizagem porque a área da beleza é uma constante renovação. Surgem novas tecnologias e o bom profissional precisa estar atento", declarou, a profissional que também é cabeleireira e maquiadora.
A coordenadora da Unidade de Qualificação e Produção Maria Emília dos Santos, Rosangela Maria Santos, especificou que mais duas turmas estavam se qualificando e que, ao longo do ano, teve a oportunidade de compartilhar o sucesso de muitos que por ali passaram. "Saibam que é animador os resultados que a gente presencia e isso nos fortalece no desenvolvimento do nosso trabalho. A Fundat é um órgão que proporciona a geração de emprego e renda e como integrante da equipe, parabenizo a todos", destaca.