'Saúde na Praça' mobiliza o bairro Siqueira Campos

Saúde
07/11/2012 10h39
Início > Notícias > 'Saúde na Praça' mobiliza o bairro Siqueira Campos

Das 7h desta quinta-feira, dia 8, até as 16h, a Praça Dom José Tomaz, situada ao lado de um supermercado no bairro Siqueira Campos, vai receber a oficina pedagógica 'Educar é Aprender'. Com a temática 'Saúde na Praça, a Saúde vai onde o povo está' o evento traz na programação ações itinerantes de orientação e prevenção em saúde. Às 7h o Programa Academia da Cidade abrirá o dia de ações com uma aulão de ginástica. 

A oficina é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Unidade de Saúde da Família (USF) Edézio Vieira de Melo em parceria com Conselho Local de Saúde. No apoio estão o Movimento Popular de Saude/SE e o Coletivo de Artistas Afro-Descendentes Novembro Negro/SE. 

Atrações

Nesta edição, o evento traz diversas atrações como apresentação de Capoeira do Mestre Bidu e mostra de diversos estandes da saúde como Grupo Arte Terapia, Programa DST/AIDS e Hepatites Virais (teste rápido DST/AIDS), Saúde Bucal, Saúde da Mulher, do Homem da Criança e Adolescente e diversos outros programas de saúde da Prefeitura de Aracaju. 

O Projeto Oficina Pedagógica Educar é Aprender é uma iniciativa dos Agentes Comunitários de Saúde da unidade de saúde Edézio Vieira de Melo. Conforme a gerente, Lijane Oliveira, a oficina propõe a consolidação de um canal permanente de troca de conhecimento junto à comunidade. 

“O objetivo é fazer com que os usuários dos serviços públicos de saúde usufruam do conhecimento aplicado sobre promoção da saúde, hábitos mais saudáveis, cultura e arte. E, depois das oficinas, o cidadão seja também um multiplicador, inserindo no seu cotidiano todo conhecimento adquirido, repassado aos seus familiares, amigos e colegas”, afirma Lijane Oliveira. 

Resgate Cultural 

Lijane Oliveira informa que evento é aberto e gratuito e todos os cidadãos estão convidados a comparecer e participar. A organizadora acrescenta que outro objetivo do evento é realizar um resgate cultural, chamando atenção para importância do espaço público da praça no cotidiano da comunidade. “Esse é patrimônio público de grande benefício para saúde de todos seja para que idosos possam fazer uma caminhada ou mesmo mães, jovens possam levar seus filhos para praticar um esporte, interagir e brincar com outras crianças”, conclui Lijane.   

Confira a Programação: 

7h_Abertura do evento com a academia da cidade

A partir das 8h ocorrerão atividades itinerantes, listadas abaixo:

Capoeira do Mestre Bidu;

CAPS Arthur Bispo do Rosário;

Toni Edson, Contos de Historias Africanas para adultos e Perna de Pau;

Biblioteca Clodomir Silva, Contos Infantis;

Sons do SUS/NUPRIM

Tonico de Ogun, Percussão e Mulungada;

Programa de Redução de Danos.

Nesta Mostra estarão sendo disponibilizadas orientações referentes à prevenção em saúde, arte e educação, sendo a praça palco para diversos estandes:

Grupo Arte Terapia da USF: Edézio Vieira de Melo;

Oficina pedagógica

Programa DST/AIDS e Hepatites Virais (teste rápido DST/AIDS)

Saúde Bucal da USF: Edézio Vieira de Melo;

Saúde do Trabalhador;

Saúde do Homem;

Saúde do Idoso;

Saúde da Mulher;

Saúde da Criança e Adolescente;

PSE;

Teremos ainda nesta programação a tenda Paulo Freire do Movimento Popular de Saude/SE que traz entre outros as praticas  integrativas de saúde:

Massoterapia;

Reflexologia;

Reiki;

Acumputura Auricular;

Curta SUS;

Roda de Conversas, entre outros

16h Encerramento