Participação é a chave para um ambiente sustentável

Serviços Urbanos
08/11/2012 11h16
Início > Noticias > 52707

Desde 2001 a Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), desenvolve o Programa de Coleta Seletiva de Resíduos Inorgânicos nos bairros da capital sergipana. O objetivo é coletar material que pode ser reciclado e conscientizar a população sobre a importância da reciclagem e seus resultados. Quase tudo pode ser descartado para a coleta seletiva: papel, plástico, metal e vidro.

Desde que começou a trabalhar numa casa no bairro Grageru, a empregada doméstica Simone dos Santos foi orientada a separar o lixo em orgânicos e recicláveis e a colocar estes últimos itens na frente da residência no dia certo para que o caminhão seletor os levasse para a reciclagem. "O que não tem mais utilidade para nós, com certeza, poderá servir para outras pessoas que dependem do que a gente pensa que é lixo", salienta Simone, que já mantém a tarefa como hábito há dois anos.

Essa participação da população é fundamental para o processo de sustentabilidade do ambiente. Sem a preocupação em como descartar o lixo, em economizar água e luz, e com o consumo de produtos não recicláveis, dentre outros, é impossível fazer um lugar melhor para se viver. E esse conceito vem sendo repassado aos cidadãos de todas as regiões pelos educadores ambientais capacitados pela Emsurb. As ações de recolhimento e repasse deste material e a formação da conscientização da comunidade em separar os resíduos antes do descarte vêm minimizando o acúmulo de detritos, que é o terror dos grandes centros urbanos.

O lixo, que antes era composto por todo tipo de material e levado ao aterro controlado que fica no bairro Santa Maria sem qualquer tratamento, hoje tem foco na reciclagem. A solução encontrada há mais de dez anos pela Emsurb para minimizar o impacto que o lixo urbano provoca hoje conta com uma equipe de 17 pessoas. São cinco caminhões exclusivos para a coleta seletiva, que percorrem a cidade em diferentes dias e horários da coleta de lixo comum, seguindo itinerário próprio - disponível para consulta no site da Emsurb. O resultado da ação é observado no largo crescimento das toneladas de material recolhido.

De acordo com levantamento da Assessoria Técnica da Emsurb, de janeiro a outubro deste ano foram coletadas e encaminhadas à Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care) quase três mil toneladas de resíduos. São aproximadamente 240 toneladas por mês, sendo que o maior volume de lixo é do tipo apara (papel/papelão e derivados).

Todo o material que chega à Cooperativa passa por triagem e limpeza antes de ir para as máquinas de trituração ou prensa. O produto final é vendido para indústrias de dentro e fora do Estado, onde é feito o beneficiamento e reaproveitamento dos materiais. De acordo com o presidente da Emsurb, Fábio Silva, o Programa de Coleta Seletiva de Resíduos Inorgânicos traz sustentabilidade para a cidade, além de gerar emprego e renda para pessoas que antes trabalhavam como catadores. "O programa partiu de iniciativa conjunta com o Ministério Público, a fim de extinguir o trabalho - principalmente o infantil - de catação nos aterros e proporcionar mais qualidade de vida para as famílias que trabalhavam na localidade. A Care, que iniciou suas atividades com apenas seis cooperados, atualmente é formada por 86 pessoas", ressalta o gestor público, ao lembrar ainda que além do recolhimento, existem pontos de entrega voluntária (PEV) espalhados pelos bairros de Aracaju, onde a população pode depositar os resíduos selecionados com maior comodidade e segurança.

Educação Ambiental

A professora do curso de Ecologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) Myrna Friederichs afirma que educação ambiental é muito mais que uma disciplina em sala de aula e vai além da separação do lixo. Segundo ela, o certame começa na compra dos produtos, que está diretamente ligada ao processo ao se pensar em como, quanto e o que está sendo consumido. A professora diz que todos devem pensar nos três "R" - Reduzir, Repensar e Reciclar - e refletir sobre suas compras, não só no qualitativo, mas também no quantitativo.

Alguns exemplos de atitudes sustentáveis são: preferir produtos nacionais a importados, diminuir o uso de embalagens e optar pelas biodegradáveis, comprar refil sempre que possível, comprar carros eficientes, reaproveitar papel no escritório, dentre outros. A contenção no consumo de energia e água também entra nesse pacote de medidas do bem para o ambiente.

Myrna alerta sobre o papel da escola nessa área. "Toda educação deveria ser ambiental, até porque precisamos saber a fragilidade do ambiente, o seu limite. Uma questão é que os professores não estão preparados para colocar a educação ambiental em prática. Deveria ser parte de todo o processo educativo. Por exemplo, um professor de matemática pode levantar questões econômicas sobre o consumo de energia ou água", completou a professora, que também faz a separação do seu lixo.

Colocado em prática pela Emsurb em 2008, o projeto Amigos do Planeta Terra dá uma mãozinha às escolas e ajuda a despertar em crianças e jovens que estão em processo educacional nas redes pública e particular de ensino o interesse pelas questões do meio ambiente. Além de apresentar os serviços diários da empresa pública e seus reflexos no dia-a-dia do cidadão, a equipe responsável pelo projeto conduz os alunos a uma caminhada ecológica pelo Parque Augusto Franco (Sementeira), mostrando todo o patrimônio da fauna e flora do local. As escolas interessadas podem solicitar a visita através de um ofício à presidência da Emsurb ou agendar ligando diretamente para o telefone (79) 3179-1225.

Participar da Coleta Seletiva também é fácil, basta limpar e acondicionar todos os materiais recicláveis em sacos ou caixas, separando-os do lixo úmido, e colocá-los na frente da residência ou empresa no dia informado no site da Emsurb para cada região. As solicitações para inserção de bairros que não estejam sendo atendidos pelo programa podem ser feitas à Assessoria Técnica da Emsurb pelo telefone 3179-7001. Através deste canal também é possível agendar palestras de orientação ambiental em instituições de ensino, empresas, ongs ou órgãos que estejam interessados em difundir os conceitos de sustentabilidade e preservação do ambiente para funcionários, voluntários, colaboradores e a comunidade em geral.

Já participam do itinerário de coleta seletiva: Conjuntos Bela Vista, Santa Lúcia, Beira Mar I e II, Médici, J. K., Sol Nascente ; os bairros Cirurgia, Getúlio Vargas, 13 de Julho, São José, Aeroporto, Jardins, Siqueira Campos, Grageru, Aruana e Inácio Barbosa; Loteamento Parque dos Coqueiros, Jardim Esperança e Beira Rio; escolas e postos de saúde do Bairro Santa Maria; órgãos públicos; hotéis; casas de materiais de construção.