XI Caminhada Ecológica do Jabotiana eleva saúde e preservação ambiental

Saúde
09/11/2012 11h43

Centenas de pessoas foram às ruas dos conjuntos Sol Nascente e Santa Lúcia, no bairro Jabotiana, na manhã desta sexta-feira, dia 9. A XI Caminhada Ecológica do Jabotiana mobilizou a comunidade para hábitos que fazem bem à saúde e ao meio ambiente. A caminhada foi promovida pela Prefeitura de Aracaju por meio Secretaria Municipal de Saúde (SMS). 

O evento é uma iniciativa da Unidade de Saúde da Família (USF) Manoel de Souza em parceria com a própria comunidade, o Conselho Local de Saúde e as associações de moradores dos conjuntos. 

O Programa Academia da Cidade abriu o evento com um aulão coletivo de alongamento. Em seguida a multidão partiu da Igreja Santa Lúcia com destino a praça do sonjunto Sol Nascente. 

Da gestão da SMS, o diretor de Vigilância em Saúde, Geison Valença, representou a secretária municipal de Saúde, Stella Maris Moreira. Ele destacou que a caminhada ecológica faz parte do projeto Construindo uma Jabotiana Saudável, implantado há 11 anos por profissionais de Saúde da Família, que definiu a área ambiental como uma das estratégias para suprir as necessidades da população do bairro Jabotiana. 

“A região é uma área rica em recursos naturais e a Secretaria de Saúde de Aracaju reconhece este valor. Acreditamos que preservar a natureza é sem dúvida alguma garantir boas condições de vida e de saúde a comunidade”, destaca Geison Valença.  

A assistente social do bairro, Neire Déda, acrescenta que elevar as ações de prevenção e promoção da saúde através do cuidado com o meio ambiente é um compromisso para os profissionais da USF Manoel de Souza. A cada dia a comunidade se mostra mais consciente e sente os benefícios do projeto Construindo uma Jabotiana Saudável”. 

“Hoje, já percebemos os avanços como as melhorias de indicadores de saúde, em relação às doenças de veiculação ambiental, como os problemas de pele, respiratório, dengue e outras. Além de tudo vemos a diminuição de lixo nas ruas, maior adesão a coleta seletiva e participação da comunidade nas atividades de plantio de árvores e a grande presença dos moradores na caminhada ecológica”, enumera Néire Déda. 

Lideranças em defesa do meio ambiente 

Nesta edição do evento diversas lideranças somaram forças pelo movimento de preservação ao meio ambiente. O bairro Jabotiana abrange os conjuntos Sol Nascente, JK, Santa Lúcia e a micro área denominada de Estrada da Jabotiana. O Jabotiana é uma região de manguezais, cortada pelo rio Poxim e tida como um das maiores áreas verdes de Aracaju. Das ações da PMA o bairro recebe coleta seletiva três vezes por semana. 

Para Antônio Vanderlei, ambientalista e membro do Movimento Jabotiana Viva a caminhada é um ato de cultura de respeito à natureza e de cidadania ativa. “Precisamos preservar as riquezas naturais da Jabotiana. Cuidar melhor para que o bairro verde se perpetue com lagoas, trechos de mata, brejo, manguezal e passagem do Rio Poxim", enalteceu. 

Da caminhada compareceram personalidades como o presidente do Conselho Local de saúde no bairro, Pastor Valdi, a deputada estadual Ana Lucia e o vereador Dr. Emersom, responsável pela Lei 4.008 sancionada pelo Executivo Municipal que incluiu no Calendário Oficial da cidade o Dia Municipal em Defesa da Sub-bacia do Rio Poxim. 

Parceiros e colaboradores 

Para a caminhada também somaram forças os parceiros e os colaboradores: SMTT, Emsurb, Banese Suguradora, Cemitério Colina da Saudade, Schincariol, Andrade Supermercados, Rei da Sopa, Associação de Moradores do Conjunto Sol Nascente.   

Foram prestigiar a XI Caminhada Ecológica do Jabotiana estudantes da Escola Estadual Franco Freire, Escola Estadual Joaquim Vieira Sobral, Colégio Interativo Sabor de Mel, Colégio Recanto do Pequeno Príncipe, Colégio Miguel Ângelo.  Os grupo de Idosos Bom Viver, o CRAS Largo da Aparecida, USF Madre tereza de Calcutá  e Irmã Caridade e agentes de endemias compareceram a caminhada.