Por seus préstimos ao estímulo do sistema de cooperativas locais, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, foi homenageado por membros e colaboradores da Organização de Cooperativas do Estado de Sergipe (OCESE), durante solenidade realizada na manhã desta sexta-feira, 9. O evento, que contou com a participação de autoridades políticas, empresários e membros da imprensa, teve a intenção de destacar os principais incentivadores da prática cooperativista, considerada um modelo de gestão autônoma e voltada para a melhoria de qualificação econômica.
Representando o prefeito Edvaldo Nogueira, o secretário Municipal de Finanças, Jeferson Passos, compareceu ao evento e agradeceu o reconhecimento dos cooperativistas, ressaltando o compromisso da gestão em contribuir para o desenvolvimento do trabalhador autônomo.
"Hoje, é imprescindível reconhecer o crescimento das cooperativas na geração de renda e desenvolvimento econômico local. Ao entregar o Projeto de Lei que propiciava um tratamento tributário diferenciado às cooperativas de serviço, Edvaldo pensou na facilidade do planejamento financeiro de diversos setores trabalhistas. Ainda encontramos dificuldade de aceitação da medida, mas sempre fomos firmes no posicionamento que entendemos ser de grande serventia aos trabalhadores", afirma.
Importância
O estado de Sergipe é reconhecido como um dos mais atuantes no cooperativismo. Atualmente, 109 cooperativas estão registradas, distribuídas no setor médico, de saúde, transporte e de trabalhadores em geral. No total, existem 10.500 associados no Estado, que garantem a empregabilidade de 550 pessoas.
Segundo o presidente da OCESE, José Francisco do Nascimento, o ano de 2012 é considerado como o ano de incentivo do cooperativismo, em consonância com a grave crise financeira enfrentada em todo o mundo. Para ele, a prática de autogestão permite uma melhor distribuição de riqueza e geração de renda aos trabalhadores.
"Destinada para a geração de emprego, renda e bem-estar social, as cooperativas são alternativas importantes neste momento de incerteza econômica mundial. A sua formação se volta para a organização de pessoas e não de capital e, por isso, ela consegue gerar a distribuição de riqueza e a qualificação do campo de trabalho", explica.
Presença
O evento contou com a participação do secretário de Estado de Articulação Política, Chico Buchinho, representando o governador Marcelo Déda; o advogado de trabalho cooperativista, Paulo Roberto Strobel, que proferiu uma palestra sobre a nova resolução das leis cooperativistas; o presidente da Organização de Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes; e o diretor-presidente da TV Sergipe, Albano do Prado do Franco, um dos homenageados da solenidade.