Nesta quarta-feira, 14, às 10h, o Programa de Controle da Tuberculose da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) realiza palestra educativa para usuários do Cemar Siqueira Campos. A ação é alusiva ao Dia Nacional de Mobilização a Tuberculose.
A palestra será realizada na sala de espera do Programa de Controle de Tuberculose e Hanseníase, localizado no Cemar Siqueira Campos. O evento contará com a parceria dos estagiários de Enfermagem da Universidade Tiradentes.
De acordo com a coordenadora do Programa de Controle á Tuberculose, Tânia Santos, na palestra os frequentadores do serviço terão acesso as informações sobre a doença, sintomas, tratamento e mitos sobre Tuberculose.
Presídio
Durante todo o mês de novembro, os técnicos do programa estarão apoiando as ações de busca ativa de pessoas com tosse nos dois presídios existentes no território aracajuano: Hospital de Custódia para Tratamento Psiquiátrico (H CTP), com aproximadamente 90 internos e no Complexo Penitenciário Advogado Antonio Jacinto Filho, que tem cerca de 476 internos.
"As populações privadas de liberdade têm um risco aumentado em 57 vezes maior de contrair a doença, se comparada com a população geral. Nos dois presídios, os profissionais de Saúde dessas instituições estarão coletando amostras para exames de escarro e conversando com os internos sobre a importância da prevenção e da importância da adesão e continuidade do tratamento até a cura", explica Tânia Santos.