Nesta quarta-feira, 14, Dia Nacional de Diabetes, os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Aracaju estarão participando da 15º Campanha Gratuita em Diabetes. O evento vai acontecer das 8h às 15h, no Colégio Terceira Dimensão, localizado na rua Alagoas, nº 1.513.
A campanha é organizada pela Associação de Membros e Amigos dos Diabéticos do Estado de Sergipe (Amad/SE). "Na 15ª edição, esse evento está consagrado e foi incluído na Agenda da Saúde local pela importância da parceria da gestão pública com as entidades civis que ajudam a fortalecer e consolidar as ações de prevenção impulsionadas pelo Sistema Único de Saúde", afirma a secretária municipal de Saúde, Stella Maris Moreira.
A perspectiva do presidente da Amad, Marcos Antonio Costa Ferraz, é realizar cerca de 3.000 exames de glicemia capilar, realizar aferição de pressão alta, palestras e atividades lúdicas. Para as palestras, a Amad contará com a participação de profissionais de saúde dos setores públicos e privados. "Para a campanha, conseguimos gratuitamente cerca de 3.000 tiras de medição de glicemia capilar e 20 aparelhos de glicosimetro", diz.
Em todo o mundo há cerca de 346 milhões de pessoas com diabetes. "Em Sergipe, aproximadamente 85 mil pessoas estão com diabetes e desse total cerca de 58 mil faz uso de insulina, que é distribuída gratuitamente pelo SUS", afirma.
Em Aracaju, todas as 43 Unidades de Saúde da Família ofertam gratuitamente o teste de diabetes e se for detectada a doença, a unidade encaminhará o usuário ao endocrinologista para iniciar o tratamento.
Saiba Mais
O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), como uma resposta ao crescente número de casos em todo o mundo. O objetivo desta data é chamar a atenção, sobretudo, no que diz respeito ao acesso à sua prevenção e tratamento adequados e de qualidade para evitar complicações mais severas, reduzindo o impacto sobre os indivíduos, famílias e custos para os sistemas de saúde e para a sociedade em geral.
De 2000 a 2010, o diabetes foi responsável por mais de 470 mil mortes em todo o Brasil. Neste período, o número saltou de 35,2 mil para 54,8 mil. Isso significa que a taxa de mortalidade avançou de 20,8 para 28,7 mortes por 100 mil habitantes.
O diabetes Mellitus está entre as cinco doenças que mais matam. É uma doença metabólica caracterizada pelo aumento anormal de glicose (açúcar) no sangue. Embora ainda não haja uma cura definitiva, há vários tratamentos que podem melhorar a qualidade de vida.
Fonte: Portal da Saúde/MS