A partir da colaboração de cada cidadão ao dispor o lixo em locais adequados é possível evitar o entupimento de canais e bueiros que fazem parte da rede pluvial e de esgoto da cidade. O contrário pode causar alagamentos e outros transtornos gerados pelo acúmulo de sujeira. Foi o que aconteceu no canal da avenida Santa Gleide, no bairro Olaria, que teve seu fluxo regular interrompido por uma grande quantidade de entulho descartado irregularmente no local.
Para modificar esta situação a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), vem realizando a limpeza no local desde o último dia 16, sexta-feira. Até carcaças de animais de médio porte foram retiradas na ação. "Houve um grande entupimento do canal pelo grande acúmulo de resíduos e para esta ação contamos com o serviço de 10 agentes de limpeza. O volume de lixo retirado do canal já é equivalente ao preenchimento de três caçambas. Não é uma tarefa fácil retirar tanto entulho de um canal, algo que poderia ser evitado já que não é a primeira vez que esta intervenção é efetuada", justificou o gerente de limpeza urbana da Emsurb, Reinaldo de Souza. O término do serviço está previsto para esta terça-feira, 20.
A aposentada Maria Hélia reside próximo ao canal e confirmou os problemas causados pela falta de cidadania e de consciência ambiental de algumas pessoas. "É constante visualizar os próprios moradores do bairro jogando lixo, móveis velhos, plantas e animais mortos, como ocorreu recentemente com um cachorro. O resultado desta falta de conscientização ao eliminar o lixo de forma indevida no canal é o surgimento de mosquitos e muito mau cheiro, o que prejudica a todos", destacou a cidadã.
Solicitação de serviços
O cidadão que quiser solicitar o serviço de limpeza de canais pode ligar para a Central de Atendimento - 0800 284 1300 - ou enviar o pedido para emsurb@aracaju.se.gov.br. Todas as solicitações são analisadas tecnicamente para que possam ser incluídas na programação de serviços de limpeza.