No início da noite desta terça-feira, 20, o prefeito Edvaldo Nogueira realizou a abertura do evento de apresentação do Plano Diretor de Mobilidade Urbana de Aracaju (PDMU). Elaborado pelo Instituto Rua Viva, o plano, que começou a ser debatido com a sociedade em fevereiro, foi finalizado e será apresentado à imprensa na manhã desta quarta-feira, durante entrevista coletiva a ser realizada no Centro Administrativo.
Além de técnicos da Prefeitura, representantes de entidades, Organizações Não Governamentais, associações de moradores, lideres comunitários, estudantes e jornalistas se reuniram no Centro de Convenções de Sergipe para conhecer detalhadamente o resultado dos dez meses de estudos. Edvaldo destacou que o resultado se transforma agora em um Projeto de Lei para ser apreciado pelos vereadores da capital no próximo ano.
“O prefeito eleito assume dia 1º de janeiro e não seria justo que a Câmara apreciasse o projeto nos próximos 30 dias. Estamos deixando aqui um legado que entra para a história da cidade de Aracaju”, destacou Nogueira, anunciando ainda que enviou ao Ministério das Cidades uma série de projetos relativos à mobilidade urbana que somam um valor total de R$ 104 milhões de reais. “Esses projetos foram pré-aprovados e o prefeito eleito João Alves foi convidado para participar de reuniões em Brasília nesta quinta-feira para discutir esses projetos”.
Amplamente discutido com a sociedade por meio de reuniões e de sugestões enviadas à Prefeitura, o PDMU apresenta soluções para a mobilidade que vão desde a acessibilidade do pedestre, ao transporte público. Aracaju é a primeira capital do Brasil a ter um Plano em sintonia com a Lei 12.587, sancionada no dia 3 de janeiro pela presidente Dilma Rousseff, que instituiu a política nacional de Mobilidade Urbana. “Somos a capital pioneira a tomar uma iniciativa dentro dos novos padrões, não olhando apenas transporte e trânsito, mas pedestres, ciclistas, motociclistas. É um plano integrado, que visa, a partir de intervenções urbanas e do amplo debate, apresentar melhorias para a mobilidade da nossa cidade”, enfatizou Edvaldo.
Ele encerrou sua participação no encontro afirmando que um dos grandes desafios enfrentados pelas cidades ao redor do mundo é, justamente, encontrar soluções para a mobilidade. “Para mim é uma grande alegria, é a realização de um sonho participar da elaboração do plano que olha a cidade como um todo e propõe medidas pontuais que vão desde a inversão de tráfego até a construção de viadutos mostrando caminhos para avanços significativos”, declarou o chefe do executivo municipal.