Com o intuito de trazer mais beleza e principalmente de melhorar a mobilidade dos moradores do bairro Bugio é que a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), está concluindo a reurbanização do canteiro central da avenida Centenário, na Zona Norte da cidade.
Com mais de 800 metros de extensão, o novo canteiro terá, além de bancos, luminárias e lixeiras, equipamentos de acessibilidade como rampas e piso tátil, que facilitam a locomoção da pessoa com deficiência. Em pontos da estrutura, também serão adicionados elementos paisagísticos como gramas, que compõem os aspectos estéticos da obra.
Esta semana, uma equipe de 20 profissionais está trabalhando na colocação do meio-fio e assentamento das caixas dos postes de iluminação. Ao longo das próximas semanas, a meta é finalizar a instalação da tubulação de eletrodutos para passagem dos fios elétricos e a pintura dos bancos e do piso tátil.
A iniciativa, que representa um investimento de R$ 369 mil, está sendo realizada com recursos próprios do município. Com prazo de 120 dias para conclusão, a obra está com mais de 70% das etapas finalizadas. A previsão é de que o canteiro seja entregue já no início do próximo mês.
Segurança
Para o presidente da Emurb, o engenheiro Osvaldo Nascimento, a obra irá transformar a paisagem da região, substituindo o antigo canteiro sem urbanização por um novo eixo central com conforto e segurança para os pedestres. "Como há uma demanda crescente de pedestres que trafegam pelo local por conta de duas escolas públicas que ficam próximas à via, a iniciativa da Prefeitura de Aracaju vai garantir a segurança no acesso dos estudantes às unidades de ensino, beneficiando a todos que passam pela avenida", destaca o engenheiro.