Controle da esquistossomose vai aos bairros Soledade e Lamarão

Saúde
27/11/2012 10h18
Início > Noticias > 52841

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), atua permanentemente no controle dos casos de esquistossomose (doença também conhecida por barriga d'água). Nesta semana, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) está realizando atividades de educação em saúde e coleta de amostras para exames parasitológicos nos bairros Soledade e Lamarão.

Segundo o supervisor de campo do bairro Lamarão, Gilberto Sampaio, as atividades acontecem desde segunda-feira, 26. Ele acrescenta que a meta do CCZ é visitar todas as residências dos bairros Soledade e Lamarão até a próxima sexta-feira, 30, entregando coletores e coletando caramujos para identificar possíveis contaminações.

“Contamos com equipes de seis a sete agentes nos bairros Soledade e Lamarão, entregando coletores casa a casa para a coleta de material, que são recolhidos no dia seguinte para que sejam realizados exames parasitológicos. Os casos positivos para esquistossomose serão encaminhados para a unidade de saúde mais próxima para que sejam tratados gratuitamente”, afirmou Gilberto.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Stella Maris Moreira, um dos objetivos da atividade é orientar a população da capital sergipana sobre a prevenção e cuidados com a doença, atuando com exclusividade em cada bairro.

“Informação e tratamento adequado são fundamentais para combater a esquistossomose, também conhecida como barriga d'água. Para garantir que o trabalho seja realizado com máxima efetividade, não realizamos essa atividade simultaneamente em todos os bairros. Nós trabalhamos cada comunidade individualmente e somente iniciamos a atuação em outro bairro quando o trabalho na área anterior está consolidado”, explica a secretária.

Cuidados preventivos

Para evitar parasitoses como a esquistossomose, transmitida pelo Schistossoma mansoni, a população deve adotar algumas precauções. Além dos cuidados em quintais com solo excessivamente úmido, e do correto procedimento para coleta e extermínio de caramujos, a população ainda deve prestar evitar banhos em rios e lagoas.

Segundo o supervisor de Controle de Zoonoses, José Chagas Sobrinho, o contato com os caramujos e com a água acumulada nas redondezas deve ser evitado ao máximo, e a constatação de sua presença deve ser informada ao CCZ. Um agente de controle será enviado ao local para uma avaliação do risco e dos procedimentos que devem ser empregados. Para denunciar o aparecimento de moluscos, basta entrar em contato com o Centro pelo telefone: (79) 3179-3528.