Desde o mês de outubro a regulamentação da Lei nº 6.882, que instituirá a Política Estadual de Educação Ambiental - PEEA -, vem sendo construída em todo o Estado. Ao todo, foram realizadas 14 audiências públicas em 10 municípios sergipanos. Na última semana, a sistematização do documento que regulamentará a PEEA chegou ao fim em reunião no auditório da Codise. A minuta do Decreto Governamental foi apresentada com as sugestões dos municípios consultados aos representantes das organizações governamentais e não governamentais presentes, com destaque para Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), que esteve presente em todas as audiências realizadas em Aracaju, representada pela assessora técnica Trícia Dantas.
O evento foi aberto pela superintendente de Qualidade Ambiental e Desenvolvimento Sustentável e Educação Ambiental, Fátima Maynard, que explicou o compromisso do documento em promover a educação ambiental por meio da sensibilização e da formação continuada, proporcionando a compreensão integrada do meio ambiente. Segundo ela, o decreto enfatiza ainda a inter-relação dos aspectos sociais, políticos, legais, científicos, tecnológicos, econômicos, ambientais, éticos e culturais no Estado de Sergipe.
Na ocasião esteve presente o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes Silva. Ele falou sobre a importância da conscientização ambiental, principalmente sobre a prática da educação ambiental enquanto educador. "Vivemos em um planeta em que se predomina o analfabetismo ambiental, e a partir do processo da Política Estadual de Educação Ambiental acredito que a educação ambiental chegará a diversos lugares de Sergipe", afirmou.
Com a finalização do documento, o próximo passo será encaminhar a minuta para o Fórum Estadual de Educação Ambiental - que acontece no dia 11 de dezembro - para validação da mesma. Após a validação o documento segue para a Secretaria de Governo, onde ocorrerão os trâmites legais para a implantação da PEEA. Todo este processo está sendo coordenado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) em parceria com a Secretaria de Educação (Seed), representando assim o órgão gestor da Política Estadual da Educação Ambiental.