Aracaju supera em 10% matrículas do Pronatec

Família e Assistência Social
29/11/2012 12h15
Início > Noticias > 52876

O município de Aracaju superou a meta de matrículas para os cursos de qualificação profissional prevista para os meses de outubro e novembro deste ano. Uma das estratégias de inclusão produtiva do Plano Aracaju sem Miséria, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) ofereceu 923 vagas, número que precisou ser ampliado em mais 10% para atender a demanda de interessados.

"Os cursos do Pronatec são ministrados pelo Senai e Senac e têm despertado um grande interesse na comunidade aracajuana. Este ano já formamos 999 alunos, acabamos de iniciar estas novas turmas que somam mais 923 alunos em curso e estamos fechando mais de mil novas vagas para o próximo ano", disse o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg.

Para ele, os números falam por si próprios e atestam o sucesso do programa. Bosco Rolemberg destaca uma curiosidade: as mulheres formam 80% das turmas. "Observamos que as mulheres estão muito interessadas em ter um ofício, uma profissão que lhes garanta o sustento da família e a melhoria de vida", salientou o secretário.

Os cursos são direcionados para as famílias de baixa renda, público do Plano Aracaju sem Miséria, como destacou o secretário, lembrando que é necessário ser estar inscrito no Cadastro Único para ter acesso ao programa.

Entre os cursos oferecidos estão mecânico de manutenção em sistema de freios, suspensão e direção automotiva, torneiro mecânico, operador de computador, auxiliar de pessoal, de recursos humanos e administrativo, confeiteiro, salgadeiro, eletricista industrial, montagem e manutenção de computadores e costureiro industrial do vestuário. Os 923 alunos estão distribuídos em 36 turmas.