O prefeito Edvaldo Nogueira participou na noite de quinta, 28, de uma data marcante para a história sergipana: a festa de comemoração dos 140 anos da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese). O evento ocorreu no Iate Clube de Aracaju e atraiu centenas de pessoas, entre empresários, políticos e autoridades.
Embora a Acese tenha chegado aos 140 anos em maio deste ano, a celebração ocorreu ontem por estar inserida em um intenso calendário comemorativo que começou no início de 2012 e vai até fevereiro de 2013. Durante a abertura da solenidade, a Orquestra Sanfônica de Aracaju, um projeto mantido pela Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Fundação Municipal de Cultura (Funcaju), apresentou o Hino Nacional.
O prefeito Edvaldo Nogueira foi um dos convidados a falar sobre a importância da Acese para a capital sergipana. Segundo o prefeito, a história dessa entidade empresarial se confunde com a da capital. Quando a Acese surgiu, em 1872, Aracaju tinha apenas 17 anos de fundada e cinco mil habitantes. Por isso, a organização é tida como uma das principais articuladoras para o progresso da cidade, em mais de um século.
“Esse é um momento ímpar para Aracaju. A capital cresceu por causa do comércio e a Acese teve um papel fundamental para isso tanto na época da fundação, quanto hoje”, ressaltou Edvaldo Nogueira.
Reconhecimento
O prefeito ressaltou, ainda, o respeito que a Acese conquistou não só por essa importância na história da capital, mas por ter se mantido por todo esse tempo como uma instituição séria, exemplar para todo o País. “A Acese não parou no tempo e conseguiu manter-se magnânima. Que essa entidade possa continuar atuante e viva por mais 140, 280 anos”, acrescentou Edvaldo Nogueira.
O prefeito participou, ainda, da entrega do “Prêmio Líderes e Vencedores 2011/2012”, quando foram homenageados 16 empresários e também ex-dirigentes da Acese. Além dessa solenidade, também houve o lançamento de um selo dos Correios comemorativo aos 140 anos da instituição empresarial.
O atual presidente da Acese, Alexandre Porto, disse que a noite foi o ápice de uma série de comemorações pelo aniversário da entidade, cujo calendário só se encerra em fevereiro de 2013. Segundo o empresário, ainda que haja muito a se comemorar, ainda há muito há se fazer. “Vamos continuar a busca por melhores condições para a atuação dos empresários e para a geração de emprego e renda, seja reivindicando uma reforma tributária ou incentivos do Poder Público”, disse.
Desenvolvimento
Alexandre Porto também ressaltou a importância da data para a história de Aracaju, lembrando que a Acese é a 5º instituição empresarial mais antiga do País e conta, hoje, com 700 associados. “A Acese teve um papel muito importante no progresso de Aracaju e, ainda hoje, continua contribuindo para o desenvolvimento da capital”, acrescentou o empresário.
Representando o Governo do Estado, o secretário do Desenvolvimento Econômico Saumíneo Nascimento lembrou, ainda, que muitos dos ex-dirigentes da Acese também fizeram parte, em algum momento, da administração estadual. Isso atesta, segundo Saumíneo, que a entidade sempre teve grandes líderes e contribuiu para o desenvolvimento de Sergipe.
“Todos eles trabalharam para que o Estado e a Acese fossem o que são hoje. O Governo do Estado continua acreditando bastante no empresário. Tudo o que estiver ao nosso alcance para ajudá-los na tarefa de desenvolver o Estado, assim o faremos”, completou o secretário.
A Acese
A Associaçao Comercial e Empresarial de Sergipe foi fundada em 26 de maio de 1872. Em todos esses anos, foi tocada por 45 presidentes que tiveram como trunfo conquistas importantes para a classe empresarial e para a população do Estado.
A entidade foi fundada quando Aracaju tinha apenas 17 anos de fundada, possuía pouco mais de cinco mil habitantes e cerca de 50 casas comerciais. Os empresários desejavam redução de tributos, acesso a crédito e melhoria na infraestrutura ferroviária e portuária. Por esses motivos, reuniram-se nessa associação.
Atualmente, a Acese tem mais de 700 associados e é presidida pelo empresário Alexandre Santana Porto, que é o presidente mais jovem entre os 45 líderes que já ocuparam o cargo.