Tão importante quanto a limpeza de espaços públicos, o serviço de poda preserva a integridade física dos transeuntes e o cuidado com o patrimônio público e privado. Para oferecer este serviço a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), baseia-se em uma programação semanal que é estrategicamente montada pela Gerência de Áreas Verdes (Gerav) do órgão.
Os bairros Santos Dumont, Cidade Nova, 18 do Forte e o loteamento Pau Ferro desde o dia 27 deste mês estão recebendo o mutirão de poda. "O corte, a poda e a extração de uma árvore são serviços técnicos e não devem ser efetuados de qualquer forma ou por qualquer cidadão, somente profissionais habilitados podem realizar o serviço. Estamos trabalhando com o auxílio de nove agentes de limpeza que se esforçam para garantir a conservação e um cenário mais harmônico das árvores", comentou o fiscal José Augusto Marques, que lidera uma das equipes do mutirão programado para ser concluído na próxima sexta-feira, 30.
Enquanto descansava na calçada de sua residência a cozinheira Maria Guimarães fez questão de observar o serviço. "Dividir o espaço com plantas é muito bom, porém, elas também causam transtornos quando não há manutenção. Acho interessante este tipo de visita para podar os excessos das árvores já que isso faz parte do crescimento dela", disse a cidadã que reside no bairro Cidade Nova.
Solicitações
A população pode fazer o requerimento do serviço de poda através da Central de Atendimento, pelo telefone 0800-284-1300. Além disso, pode enviar um ofício à presidência da Emsurb diretamente no protocolo da empresa, localizado na portaria do Parque Augusto Franco (Sementeira).