Fundat entrega certificados para as últimas turmas do Construindo o Futuro

Formação para o Trabalho
04/12/2012 14h05
Início > Notícias > Fundat entrega certificados para as últimas turmas do Construindo o Futuro

Na manhã desta terça-feira, 4, às 10h, cerca de 300 pessoas participaram da solenidade de entrega dos certificados das últimas turmas deste ano do “Projeto Construindo o Futuro”, realizado pela Fundação Municipal do Trabalho (Fundat). Receberam a certificação alunos que frequentaram os cursos de Carpinteiro de Obras e Pedreiro de Estrutura. O evento aconteceu na sede na Fundação, sediada na rua Pacatuba, Centro. “A oportunidade nos foi dada. Estamos realizando um sonho e proporcionando ao mundo que nós somos capazes, que nós podemos e temos potencial”, afirmou José Agnaldo Jardim Ribeiro, representante das turmas.

O Projeto Construindo o Futuro” foi lançado em agosto do ano passado, com  objetivo de qualificar o cidadão e encaminhá-lo ao mercado de trabalho. Em um ano e meio de aplicabilidade do projeto, foram formadas quinze turmas nos mais diversos cursos na área da construção civil, totalizando cerca de 400 pessoas capacitadas. Para tanto, a Fundat manteve parcerias com as Construtoras Cosil, Engeb, Nassal, Celi, AC Engenharia, Jotanunes, Empe, União, Impacto, M Matos, Santa Maria e Imperial que absorveram a mão de obra e o Setransp na cessão das passagens de ônibus. Ainda, nessas últimas duas turmas, as construtoras Nassal e Engeb também contribuíram no pagamento para o vale-transporte para os alunos.

Os cursos foram realizados nas dependências do Senai, instituição contratada pela Fundat para ministrar os cursos e na unidade/escola da Fundação sediada no bairro Santos Dumont.

Solenidade

Participaram do evento instrutores,  alunos e seus familiares; funcionários da Fundat e representantes de construtoras, a exemplo, Aliúde Porto, da Nassal e José Orlando Guimarães da Engeb e do Senai Eduardo Leite.

O aluno José Agnaldo Ribeiro, representante das turmas, fez um discurso emocionado. Na oportunidade ele citou a frase de um salmo para expressar os seus sentimentos. “Se o senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela”.

Agnaldo comentou que todos tiveram uma oportunidade na vida e que agora dependia de cada um dar sequência para o seu crescimento profissional. “Devemos querer sempre mais. O aprendizado engrandece o homem e proporciona melhorias na qualidade de vida”, disse.

O representante do Senai, Eduardo Leite, afirmou que inúmeras vezes participou de momentos especiais, a exemplo do que estava acontecendo mais uma vez na Fundação. A Fundat é um órgão sério e interpretamos essas ações como oportunidades. Estão de parabéns, vocês alunos, Telma Pimentel e sua equipe pelo excelente trabalho”, conta.

“Que bom que alguém acreditou em vocês”, afirmou a representante da Construtora Nassal, Aliúde Porto. É importante para o ser humano continuar aprendendo. É uma profissão que admiro muito e que possibilita o crescimento para a família. Tenha na mente sempre a expressão – Eu sou importante”, parabeniza.

A presidente da Fundat, Telma Pimentel, fez uma retrospectiva do projeto. Na oportunidade, agradeceu as construtoras parceiras e ao Setransp. “Construindo o Futuro começou por meio da iniciativa do prefeito Edvaldo Nogueira que nos passou a incumbência de lançarmos um projeto que capacitasse o cidadão e o encaminhasse ao mercado de trabalho. Acredito que nós atingimos o objetivo”, declara.

Telma Pimentel classificou o projeto como exitoso, diante do número de pessoas capacitadas, cerca de 400 e, consequentemente, o encaminhamento ao mercado de trabalho. “Setenta por cento dos cidadãos qualificados foram encaminhados ao mercado de trabalho. O restante optou em trabalhar por conta própria ou ainda, buscou apenas a capacitação. Estamos felizes com o resultado”, esclarece.

Ao final da solenidade, todos participaram de um coquetel de confraternização.

Objetivo conquistado

Durante o desenvolvimento do projeto, várias situações foram verificadas. Exemplos de mulheres que deixaram os afazeres domésticos para trabalhar na Construção Civil; outros que superaram dificuldades, elevaram a autoestima e conquistaram a sua própria renda. Exemplos de colegas de turma que ao encerrar o curso se tornaram amigos e aprenderam o significado de divisão e união, seguindo o rumo para o objetivo desejado.