Sete turmas receberam na quinta-feira, 6, os certificados de conclusão de cursos profissionalizantes, totalizando 140 pessoas, que se capacitaram nos cursos de informática básica, pintura em tecido, massoterapia, cabeleireiro, libras e bijuteria. A solenidade de entrega aconteceu na Unidade de Qualificação e Produção do Jardim Esperança, local onde foram realizados os treinamentos. Estas foram as últimas turmas deste ano que se enquadraram no Programa de Qualificação Profissional desenvolvido pela Fundação Municipal do Trabalho (Fundat). No ato, vários alunos se manifestaram apresentando depoimentos de superação e satisfação em estar gerando a sua própria renda.
Com a entrega desses certificados, a Fundat encerra por este ano os cursos de qualificação profissional. As turmas, cada uma nas suas áreas específicas de treinamento, também tiveram aulas de relações humanas, ministradas pelos instrutores Clea Oliveira Dionísio e Célia Maria Santos de Aquino. Os alunos absorveram conhecimentos sobre o auto-conhecimento, auto-percepção e diferenças individuais, ética profissional, integração com o grupo, relações interpessoais (eu e o outro). As aulas serviram para elevar a autoestima dos participantes, condicionando-os a terem maior confiança para enfrentar o mercado de trabalho.
As aulas práticas foram ministradas pelos instrutores Dione Sandres (massoterapia); Maria José da Cruz (cabeleireiro); Débora Moreno Diniz (libras); José Antônio Barbosa Neto (informática); Ednei Santos (informática); Elaine Oliveira Santos (bijuteria) e Analuzia Almeida Vasconcelos (pintura em tecido).
Depoimentos
A formanda Isabel Cristina Santos, explicou que ao longo do tempo fez três cursos por meio da Fundação . “Agradeço a Deus e a família Fundat. Por que me refiro a um órgão como família? É simples. Eu tinha talento e não tinha coragem de desenvolvê-lo. Ao chegar nesta unidade, fui bem recebida, fui acolhida pela coordenadora Gicelma Mota. Hoje, ganho dinheiro como massoterapeuta, navego e resolvo as minhas coisas pela Internet e, ainda, faço bijuterias, complementando a minha renda”, esclarece.
Alessandra dos Santos Ferreira, recebeu o certificado de cabeleireiro. Fiz um curso em uma escola particular, mas não aprendi o bastante. Quando cheguei a esta unidade/escola, não acreditei muito por se tratar de um curso gratuito. Não tive Maria José como uma professora, mas uma mãe que me orientou e me capacitou. Já estou trabalhando no meu próprio salão e não tenho palavras para agradecer a equipe da Fundat e a minha instrutora”, comenta.
Márcia Maria Tourinho é pedagoga, assistente social e estudante de Direito. Ela frequentou o curso de libras. “Foi um curso de alto nível e fiquei surpresa. Nem todo curso particular tem o conteúdo e uma profissional como Débora ministrando as aulas. Foi espetacular!”, disse.
“Estava estraçalhada. Havia perdido pessoas muito queridas. Minha filha estava dependente de drogas e enfrentava uma separação. A Fundat faz parte da minha história de vida porque fui acolhida e consegui elevar a minha autoestima”. A explanação foi de Maria Cícera Firmino da Conceição que se capacitou como massoterapeuta, cursou espanhol e, por último, libras, não conseguindo concluir porque sofreu um acidente, mas fez questão de estar presente a entrega dos certificados para prestigiar os colegas.
Cícera da Conceição lembrou que a maior riqueza são os verdadeiros amigos e que, naquela unidade/escola, conquistou vários. “Falando ninguém acredita por se tratar de cursos gratuitos, mas os profissionais são altamente treinados e capazes para nos repassar os ensinamentos e, ainda, nos ajudar no nosso dia a dia”, lembra.
O formando em massoterapia Marcos Antônio, também fez questão de dar o seu depoimento, lembrando que um curso na área custa R$ 1.200,00. “Fizemos o curso gratuitamente e nos profissionalizamos. Compete a nós irmos em frente e buscar sempre novos conhecimentos”, disse.
Agradecimento
A instrutora do curso de cabeleireiro, Maria José da Cruz, representou os demais instrutores. “Agradecemos a Deus por termos concluído mais uma etapa. Também agradecemos a presidente da Fundat, Telma Rios Pimentel, por ter confiado no nosso trabalho. Independente da área de profissionalização, sabemos que vários de vocês já estão no mercado de trabalho e isso é gratificante para nós instrutores que lhes passamos o conhecimento”, comenta.
Maria José também citou que a geração de trabalho e renda não vem tão somente para aqueles que freqüentam os cursos, mas também para os instrutores. “Estão todos de parabéns, vocês e a equipe da fundação”, esclarece.
Telma Pimentel fez a entrega dos certificados. Na oportunidade, destacou que o órgão priorizou a qualidade em seus cursos. “Selecionamos os melhores instrutores em nosso banco de dados porque entendemos que o cidadão merece uma profissionalização de qualidade”, especificou, destacando que no portfólio da Fundat são mais de 30 cursos diferentes e que foram disponibilizados de acordo com a demanda da comunidade.
A presidente aproveitou para agradecer aos alunos dos cursos de massoterapia e cabeleireiro por terem participado do projeto Entre que o Espaço é Seu. “A participação de vocês foi importante. Para as duas turmas foi um aprendizado; foi uma experiência de vida. Para as comunidades, onde os serviços foram levados, representou mais um benefício e, para o órgão, o sentimento de que o dever foi cumprido”, destaca.