Os canteiros centrais não são só estruturas utilizadas para separar duas pistas de rolamento em vias de tráfego intenso. Esse tipo de equipamento também é usado para melhorar a mobilidade urbana, embelezar e arborizar as avenidas da capital. Conhecendo a função social dessas estruturas, a Prefeitura de Aracaju está finalizando neste mês as obras de urbanização do canteiro central da avenida Rotary, uma das vias de acesso à Orla da Atalaia, na Zona Sul da cidade.
Por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), a administração pública está investindo 684 mil em recursos próprios na iniciativa. Além de calçadas e ciclovia, o novo canteiro terá também rampas de acessibilidade, iluminação cênica, vegetação ornamental e um monumento denominado Escultura das Águas, projetado pela artista plástica Lau.
"Projetamos também uma lombofaixa, que vai interligar o novo canteiro à Orla da Atalaia. A estrutura, que é uma espécie de elevação no asfalto, vai obrigar os condutores de veículos a reduzirem a velocidade ao passarem pelo local, o que proporcionará um acesso mais seguro à orla aos pedestres", explica a arquiteta Angélica Rocha.
Andamento
A obra, que está em fase de acabamento, ainda vai passar por alguns retoques na pintura da faixa da ciclovia, além da retirada dos tapumes. A expectativa da Prefeitura de Aracaju é de que a obra facilite o acesso dos turistas à Orla da Atalaia.
"Além do caráter estético, que vai embelezar uma das principais vias da cidade, a reurbanização também vai auxiliar a passagem segura entre o Terminal de Integração e a Orla", destaca o presidente da Emurb, engenheiro Osvaldo Nascimento.