Bosco Rolemberg destaca importância da Declaração dos Direitos Humanos

Família e Assistência Social
10/12/2012 15h31
Início > Notícias > Bosco Rolemberg destaca importância da Declaração dos Direitos Humanos

Há 64 anos, em 10 de dezembro de 1948, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamava a Declaração Universal dos Direitos Humanos, tendo-a como o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações, com o objetivo de que cada indivíduo e cada órgão da sociedade se esforce, através do ensino e da educação, por promover o respeito a esses direitos e liberdades.

A data é lembrada pelo secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg, para quem a Declaração Universal dos Direitos Humanos representa a compreensão avançada sobre a humanidade. "A Declaração significa é o entendimento do que seja o ser humano, independentemente da classe social, raça, de faixa etária, sexo, nação ou credo, e reconhece nele uma pessoa de direitos", salientou o secretário.

Bosco Rolemberg destaca que a partir da Declaração Universal dos Direitos Humanos a forma com que um governante trata os indivíduos que estão em seu território passou não só a ser de interesse de todos os demais Estados, como também passou a se sujeitar aos padrões internacionais. Segundo ele, mesmo os mais fervorosos defensores da soberania estatal são obrigados a admitir que os avanços obtidos no plano humanitário impedem que os Estados detenham um poder ilimitado sobre sua população.

O secretário ainda enfatiza que a Declaração Universal dos Direitos Humanos é um documento marco na história dos direitos humanos. Elaborada por representantes de diferentes origens jurídicas e culturais de todas as regiões do mundo, a Declaração foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em Paris, em 10 de Dezembro de 1948, através da Resolução 217 A (III).  

"Ela estabelece, pela primeira vez, a proteção universal dos direitos humano", disse o secretário. Desde sua adoção, a DUDH foi traduzida em mais de 360 idiomas - documento mais traduzido do mundo - e inspirou as constituições de muitos Estados e democracias recentes.