O secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg, no ato representando o prefeito Edvaldo Nogueira, inaugurou na manhã desta terça-feira, 11, a Unidade Socioeducativa (USE) Irmã Caridade da Fonseca e Matos, no povoado Aloque. A solenidade aconteceu às 9h30 e contou com a presença da vereadora Míriam Ribeiro, da secretária adjunta de Assistência Social e Cidadania, Edvaneide Paes Lima, equipe de coordenadores e técnicos da Semasc.
Em seu pronunciamento, Bosco RolemBerg falou do quanto é oportuna a inauguração, considerando dois fatos recentes: a comemoração de 19 anos da Lei Orgânica da Assistência Social (no último dia 7) e o aniversário de 64 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, celebrado ontem. Ele fez a relação entre as duas datas e o fato de a comunidade do Aloque estar recebendo mais de perto os serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais.
"Nos países ricos, pobres não têm a proteção social do Estado. É exatamente essa proteção que estamos trazendo ao Aloque, através dos serviços da Assistência Social", disse o secretário. Ele aproveitou a ocasião para relatar avanços expressivos registrados na área, na gestão do prefeito Edvaldo Nogueira.
"Em 2006, tínhamos 45 mil famílias inseridas no Cadastro Único. Em 2012, esse número cresceu para 62 mil. No Bolsa Família, programa reconhecido internacionalmente como o melhor no que diz respeito a transferência de renda, saímos de 27.256 em 2006, para 38.217 neste ano. Já o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que concede um salário mínimo a idosos e pessoas com deficiência, pulou de 8 mil em 2006 para 13 mil em 2012", enfatizou Bosco Rolemberg.
Ele também destacou os resultados do Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Governo Federal. "Formamos 999 cidadãos nos cursos de qualificação profissional ministrados pelo Senai e Senac ao longo deste ano de 2012 e, no próximo dia 19 estaremos realizando a formatura de mais 600 pessoas. São oportunidades de trabalho e renda que oferecemos aos cidadãos aracajuanos", reforçou.
USE
A Unidade Socioeducativa Irmã Caridade vai oferecer aos moradores do Aloque todos os ser viços fornecidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), segundo destacou a secretária adjunta Edvaneide Paes Lima, informando que a escolha do nome da Irmã Caridade para emprestar à unidade se deve ao fato de ela ter prestado relevantes serviços à comunidade do Aloque por longos anos. Atualmente ela está em Portugal, sua terra natal, para onde voltou por motivos de saúde.