Biblioteca Ivone de Menezes realiza Ato Simbólico de Natal

Cultura
13/12/2012 14h52

A Biblioteca Municipal Ivone de Menezes, uma das unidades da Fundação Municipal de Cultura e Turismo de Aracaju (Funcaju), realizou na tarde desta quarta-feira, 12, mais um Ato Simbólico de Natal. O Ato é uma pequena celebração natalina organizada pelos funcionários da biblioteca junto às crianças e adultos da comunidade, mas que dessa vez também contou com a participação de meninos e meninas assistidos pelo Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GAAC).

A comemoração, que também contou com a presença dos alunos do 1º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, teve início pontualmente às 16h, sendo aberta pela voz da pequena Sara Ramos, que cantou a música ‘Vem Chegando o Natal'. "Eu canto desde os 4 anos, comecei na casa da minha avó. Para hoje eu escolhi essa música da Aline Barros porque eu gosto muito dela e porque ela comemora a chegada do natal, assim como nós comemoramos hoje", diz Sara, de apenas 13 anos.

Além dela, seis crianças do GAAC preparam uma curta encenação teatral para mostrar um pouco do que o natal representa. "A peça se chama ‘Uma Visita Especial' e foi ensaiada há alguns meses para a nossa apresentação oficial que acontecerá dia 19 na Biblioteca Epifânio Dória. Ela trata do espírito de solidariedade e amor ao próximo que se renova a cada fim de ano", destaca o professor de Teatro do GAAC, Estevão Colares.

Dentro da programação também esteve, como de tradição, a contação de histórias, com a qual as crianças presentes puderam participar, interagir e opinar. "Há seis anos eu faço parte do Grupo Hannah de Contadores de Histórias e há quatro eu trabalho na Ivone e posso afirmar, com toda a certeza, que hoje estou realizada. Eu trabalho com o que amo e tenho orgulho e a cada olhinho atento e brilhando que a gente percebe, a gente se sente mais realizada", afirma a contadora de histórias, Nailde Santana.

De acordo com a diretora da Biblioteca, Maria José, essa é uma comemoração pequena, mas essencial para renovar as energias e compartilhar carinho com quem mais precisa, as crianças. "Entendemos que o Natal simboliza o renascer e é esse sentimento de vida nova que queremos passar a todos que estão hoje aqui", disse Maria José.

No final das comemorações, foi servido um lanche a todos e a diretora ainda entregou ao GAAC, representado pelo professor Estevão, 19 cestas básicas arrecadadas em menos de um mês, feito inédito realizado e organizado pela biblioteca.