"As obras aqui na comunidade só estão trazendo melhorias para os moradores", comemora a dona de casa Conceição Nascimento Lima, que reside há mais de 10 anos no loteamento Nova Liberdade I, no bairro Jardim Centenário. No local, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), está investindo cerca de R$ 20 milhões na infraestrutura dos loteamentos Nova Liberdade I e II, na zona norte da capital.
Iniciadas em junho deste ano, as obras nos dois loteamentos estão sendo realizadas em parceria com o Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). No total, 29 ruas serão beneficiadas com serviços de esgotamento sanitário, terraplenagem, rede de drenagem e pavimentação asfáltica, sendo que 11 delas no Nova Liberdade I e 18 no Nova Liberdade II.
No Nova Liberdade I, a drenagem e o esgotamento sanitário já foram concluídos, sendo que esta semana está sendo executada a colocação de sub-base, para depois a base e o asfalto. Já no Nova Liberdade II, as equipes estão concluindo o serviço esgoto e iniciando a escavação de terraplanagem. Cerca de 140 profissionais trabalham diariamente para garantir que as obras sejam executadas dentro do cronograma estabelecido. A previsão é de que as obras sejam concluídas em maio do próximo ano.
Melhorias
Com o andamento dos serviços nos dois loteamentos, os moradores começam a perceber as mudanças pelas quais a região passará com a conclusão das obras de infraestrutura.
"Antes entupia tudo aqui na minha rua e quando chovia a situação ficava ainda pior, agora com esse trabalho que a prefeitura vem fazendo, já podemos ver as melhorias, como por exemplo, não termos mais o mau cheiro e a diminuição de mosquitos. Quando asfaltarem então, meu bairro vai ficar muito mais bonito", acrescenta a moradora Conceição Nascimento Lima.
Já para costureira Belinha Pereira da Costa, além do escoamento da rede de esgoto ter melhorado 100%, o início da pavimentação das ruas também trouxe benefícios para seu pequeno negócio. "Antigamente meu quintal só vivia alagado e com um mau cheiro terrível, pois os dejetos da casa não tinham para onde escoar, agora com esse serviço, meu quintal vive sequinho. Meu negócio de costura também melhorou, já que agora as pessoas e até os carros podem circular pela minha rua e a minha clientela aumentou", comemora a costureira.
De acordo com o presidente da Emurb, o engenheiro Osvaldo Nascimento, as obras nos dois loteamentos vão transformar a paisagem do local, beneficiando milhares de famílias que residem na região. "A Prefeitura de Aracaju está cumprindo o compromisso firmado com aquela comunidade, levando obras que vão melhorar a qualidade de vida da população", destaca o engenheiro.