Vitrine para o artista sergipano, esse é o intuito da Galeria de Artes Álvaro Santos (GAAS), uma das unidades da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju). Há 47 anos a galeria auxilia na divulgação dos trabalhos de artistas sergipanos em suas exposições, seja com obras de artistas conhecidos, seja com obras daqueles que estão iniciando nas artes plásticas. Do mesmo modo, a GAAS presa também pelo incentivo as artes e a cultura em Sergipe.
Nos últimos três anos a galeria teve a direção de Luiz Adelmo, que com novas pautas e revelando artistas ainda pouco conhecidos pelo público fez com que a galeria alcançasse o número de 10 mil visitações catalogadas. Além de vender mais de R$ 100.000,00 em obras de artes e premiar os artistas em R$ 38.300,00 nesses anos.
Para Luiz Adelmo, além de a galeria servir para que o público possa conhecer mais das artes e dos artistas da terra é uma forma de eles terem seus trabalhos reconhecidos e com todos os ganhos garantidos. “A galeria é totalmente aberta ao público e tem o intuito de divulgar os talentos sergipanos. Não cobra taxa, nem comissão, apenas cria condições de divulgação para os trabalhos deles, com o ganho integral das obras vendidas para o artista”, explica o diretor.
Nesses três anos, aproximadamente 300 artistas já tiveram seus trabalhos expostos na galeria e, em todo esse tempo, só um artista de outro Estado realizou uma exposição individual na Álvaro Santos. Durante todos esses anos, o público pode apreciar exposições como a Panorâmica, o Salão dos Novos – no qual só artistas que estão começando na carreira podem participar –, o Salão de Fotografia, criado para comemorar o 45° aniversário da galeria, além de concursos de esculturas na areia, junto às comemorações do aniversário de Aracaju.
A Galeria Álvaro Santos
Fundada em 26 de setembro de 1966, a GAAS foi a primeira galeria de artes oficial de Sergipe, o local onde hoje está situada era um antigo aquário. A exposição de inauguração tinha telas do artista plástico Álvaro Santos, falecido pouco antes da galeria ser inaugurada.
“Desde que a galeria foi criada eu tinha um sonho de estar na direção dela, sonho esse que pode ser realizado 43 anos depois, quando fui convidado para ser diretor da Álvaro Santos. Um trabalho fácil e muito bom, já que sempre trabalhamos em conjunto, funcionários, artistas e a mídia. Nesses anos tudo que foi proposto aqui, foi executado, estou com a certeza de dever cumprido”, comemora Luiz Adelmo, frisando que todo o trabalho realizado na galeria só deu certo porque foi executado em cooperativa.
A Galeria está aberta ao público de segunda à sexta das 8h às 18h e aos sábados das 9h às 13h e está localizada na praça Olímpio Campos, Centro de Aracaju. Lembrando que até fevereiro de 2013 os visitantes da GAAS poderão apreciar a ‘4ª Panorâmica das Artes Plásticas’, com obras de 33 artistas sergipanos.