Em breve, os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Alencar Cardoso irão desfrutar de uma ampla, moderna e confortável estrutura, com salas de aula equipadas e áreas de lazer. Na noite desta quarta-feira, 19, o prefeito Edvaldo Nogueira entregou à comunidade do bairro José Conrado de Araújo a escola inteiramente reformada.
Com oito salas de aula, refeitório, quadra esportiva, sala de vídeo, biblioteca, banheiro adaptado e elevador para cadeirantes, a escola é mais um exemplo da política de melhorias para a educação municipal desenvolvida pela Prefeitura de Aracaju nos últimos anos. Para o prefeito Edvaldo Nogueira, nunca se fez tanto pela formação dos futuros cidadãos.
"Nunca houve uma gestão com tantos investimentos e obras para a educação. Ao longo desses seis anos em que estive à frente da Prefeitura, investimos cerca de R$ 21 milhões em reformas e construções de escolas, entrega de notebooks, fardamento e tecnologias para as salas de aula. O que mais me faz feliz é poder inaugurar escolas, porque sei que é a educação que possibilita a igualdade entre as pessoas", avalia o prefeito.
Para a coordenadora-geral da Emef Alencar Cardoso, Tânia Cristina, a obra foi uma conquista para alunos e professores. "Podemos dizer que não foi uma reforma, foi quase uma reconstrução. A escola agora é outra, está moderna, com acessibilidade, é a escola dos sonhos de qualquer professor", garante.
Também é a escola dos sonhos da adolescente Jouse Kelly, ex-aluna da Alencar Cardoso. Olhando cada detalhe da obra entregue, ela lamenta ter ido para outra unidade de ensino, mas fica feliz pelos alunos da comunidade. "Estudei nessa escola desde pequena e ela era muito diferente, agora ela está muito linda! O que mais gostei foi a quadra, porque antes a gente jogava no sol, já que não tinha cobertura. É uma pena eu não poder mais ter aula nessas salas, mas fico feliz mesmo assim", revela a jovem.
Mais escolas
Até o final do ano, segundo a secretária municipal de Educação, Josevanda Franco, ainda serão entregues à população mais duas escolas. "O prefeito tem se esforçado muito para que a educação tenha a prioridade que ela merece", afirma a secretária.
Mesmo após o fim do mandato, o legado da atual gestão vai continuar gerando benefícios para a cidade. A Prefeitura deixa as obras de cinco escolas já encaminhadas e com recursos garantidos, somando mais de R$ 10 milhões em investimentos. No próximo ano a população terá a nova escola no bairro 17 de Março, e as ampliações e reformas das Emefs Elias Montalvão (Mosqueiro), Presidente Vargas (Siqueira Campos), Dom Avelar Brandão (antiga Oviêdo Teixeira), e Henrique Teixeira Lott (bairro América).
Presenças
Compareceram à solenidade o presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Emmanuel Nascimento, o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Osvaldo Nascimento, o secretário municipal adjunto de Comunicação, Elton Coelho, e o ex-secretário de Educação, Antônio Bittencourt.