Na manhã desta quinta-feira, 27, o prefeito da capital, Edvaldo Nogueira, reinaugurou o Núcleo de Tecnologia Educacional do Município de Aracaju (NTE). Criado em 2006 com o objetivo de expandir o uso das Novas Tecnologias Educacionais nas unidades da Rede Pública de Ensino de Aracaju, ele foi ampliado, modernizado e irá contribuir para a efetivação da política de inserção das tecnologias da informação e comunicação nas escolas por meio da formação continuada dos professores.
Apenas este ano, 600 profissionais do magistério foram qualificados para que possam trabalhar de forma cada vez mais efetiva com o uso das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem. De acordo com o chefe do executivo, o Núcleo é de importância vital para a educação no município de Aracaju.
“Hoje, sem a tecnologia da informação, não se pode desenvolver projetos e programas condizentes com a realidade atual. A sociedade moderna exige essa mudança no ensino. Estamos vivendo em um mundo que se moderniza a cada dia e as crianças precisam de incentivos lúdicos, tecnológicos na sala de aula e nós demos passos importantes revolucionando o ensino na cidade de Aracaju”, destacou.
Edvaldo destacou que com o lançamento do projeto Escola do Futuro (E-Futuro), o Núcleo ganha uma importância muito maior. “Desenvolvemos aqui, por exemplo, o projeto Um Computador Por Aluno (UCA) e já entregamos 10 mil unidades aos alunos. Hoje somos a capital brasileira com o maior número de alunos da rede pública utilizando computadores em sala de aula”, observou o prefeito.
Revolução
Destacando as ações implementadas pela atual gestão na área do ensino, Edvaldo enfatizou que nunca antes na história da capital sergipana, um prefeito investiu tanto na educação. “Nós implementamos um projeto revolucionário, transformador. Além do UCA, oferecemos fardamento gratuito às crianças e adolescentes, reformamos 21 escolas e implantamos o Sistema de Ensino Aprende Brasil, tudo isso resultando no aumento do o Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica]”.
O prefeito da capital enfatizou ainda que a modernização da educação passa, principalmente pela valorização do servidor. “ "Quando assumimos a prefeitura, o último concurso realizado em Aracaju para a área da educação foi em 1986. De 2006 até hoje, já realizamos dois concursos do magistério. Este ano oferecemos um aumento linear de 16% para os nossos professores”, lembrou, agradecendo a todos os profissionais da área da educação pelo seu trabalho ao longo dos últimos seis anos.
“Sei que ainda tem muito que ser feito, mas deixo o cargo no dia 31 com a certeza de que fiz tudo o que pude para oferecer uma escola de qualidade aos alunos da rede pública municipal, para que as nossas crianças e adolescentes possam enfrentar o competitivo mercado de trabalho de cabeça erguida e que possam escolher o que querem ser, e não serem”, frisou.