A Fundação Municipal do Trabalho (Fundat) encerra as atividades de 2012 com resultados positivos somando-se ao ano passado, tanto no que concerne ao número de pessoas qualificadas; encaminhadas ao mercado de trabalho, bem como na intermediação para implantação ou ampliação de pequenos negócios. Novos projetos foram lançados a exemplo do “Construindo o Futuro” e “Entre que o Espaço é Seu, beneficiando mais de 10 mil pessoas. As equipes de trabalho se fortaleceram e foram preparadas para o atendimento ao cidadão e na execução dos serviços disponibilizados pelo órgão.
Durante os dois anos em que a presidente Telma Rios Pimentel esteve à frente da Fundat, foram qualificadas cerca de nove mil pessoas, sendo disponibilizados mais de 30 cursos diferentes, a exemplo de massoterapia, inglês, espanhol, culinária, cabeleireiro, informática básica e avançada, entre outros. Além das seis unidades/escola da Fundat, esta adminsitração também firmou parceria com entidades, como associações de moradores, o que serviu para ampliar o leque de oportunidades aos cidadãos. Os cursos foram gerenciados pelo órgão, com o acompanhamento dos técnicos.
A capacitação possibilitou a inserção de pessoas no mercado de trabalho formal. Técnicos treinados também incentivaram os alunos a iniciar um pequeno negócio, mostrando-lhes as possibilidades; elevando a autoestima. O resultado foi que centenas de pessoas atualmente estão gerando sua própria renda, sendo proprietário do seu empreendimento, como salões de beleza, espaços para massagem, lanchonetes e outros.
Intermediação de Mão de Obra
A Fundat ampliou o número de empresas parceiras. Durante os dois anos, equipes do Balcão de Intermediação de Mão de Obra visitou empresas, conversando e mostrando aos empresários aracajuanos que o órgão dispunha de profissionais capacitados, oriundos dos cursos de qualificação profissional.
Além do envio de profissionais formados pelo órgão, o Balcão também recebeu currículos de pessoas e, da mesma forma, passaram a integrar o banco de dados da Fundat, o que viabilizou o envio desses profissionais as empresas. A seleção foi feita de acordo com o perfil desejado pelo empresário.
Credpovo
O programa de microcrédito da Fundat também passou por um processo de transformação, ampliando o número de negócios realizados. Nos dois últimos anos, parcerias foram firmadas com instituições financeiras que viabilizaram a aplicação de mais de R$ 1,1milhão, representando centenas de empreendimentos implantados ou ampliados, gerando mais empregos diretos.
Construindo o Futuro
O Projeto Construindo o Futuro foi implantado em agosto do ano passado. Voltado para a qualificação profissional na área da construção civil, por meio do projeto foram capacitados homens e mulheres que passaram a desempenhar as funções de pedreiro, pintor, assentador e outras profissões na área.
No período, formam qualificadas aproximadamente 400 pessoas e, desse número, 70% foram encaminhados às construtoras. Para tanto, foram firmadas parcerias com 12 construtoras que absorveram a mão de obra capacitada.
Entre que o Espaço é Seu
O projeto Entre que o Espaço é Seu foi lançado este ano, com a realização de oito edições. Mensalmente foram levados serviços às comunidades onde a Fundat mantém as unidades/escola.
Nas unidades/escola equipes de técnicos da Fundat, instrutores e estagiários dos cursos de massoterapia e cabeleireiro receberam os cidadãos. Foram ofertados serviços de corte de cabelo, escova, alinhamento de barba, bigode, massagem, oficinas de biscuit, bijuteria e maquiagem, além de momentos de lazer. O projeto possibilitou o atendimento para 9.830, durante oito edições.
A presidente da Fundat, Telma Rios Pimentel, fez um balanço dos serviços realizados pela Fundação, classificando-os como positivos. “A Fundat é um órgão que promove a transformação social e, ao lado da nossa equipe, desenvolvemos tarefas que possibilitou a melhoria de vida de muitos cidadãos. Temos a certeza que o nosso dever foi cumprido”, declara.