O prefeito de Aracaju, João Alves Filho, deu posse à secretária municipal de Educação, professora Márcia Valéria Lira Santana. A solenidade ocorreu na tarde desta quinta-feira, 3, no auditório do Centro Municipal de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (Cemarh) e contou com a participação de vereadores, professores e familiares da secretária.
De acordo com a nova secretária, ela assume este desafio com muita tranquilidade. “Sou professora há 27 anos e funcionária da rede municipal de Educação de Aracaju. Tive a oportunidade de fazer uma jornada de trabalho muito significativa e que me serviu de aprendizado para outros desafios que ocorreram ao longo da minha vida. Retorno agora para a nossa rede com o privilégio de ser a secretária da pasta”, disse.
Ela revelou ainda que vê todos os professores e coordenadores como colegas de trabalho e tem certeza que as propostas que foram eleitas como matrizes primordiais para a gestão do prefeito João Alves Filho serão compreendidas, aceitas e trabalhadas intensamente pelos professores para que seja possível atingir o objetivo primordial, que é melhorar a qualidade da educação e fortalecer e aprofundar a dinâmica do processo de alfabetização dos alunos da rede.
Segundo ela, essas são algumas das metas mestras do trabalho que será desenvolvido ao lado de muitas outras que vão ser apresentadas a sociedade muito em breve.
Conforme a secretária, a sua equipe está fazendo o estudo da planta orgânica da Semed, o que vai dar condição de atingir alguns resultados. “Nós temos como prioridade a melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a alfabetização na idade certa, o atendimento proporcional ao tempo integral na escola e a ampliação das oportunidades da oferta do ensino a pessoas que possuem necessidades especiais. “Essas são algumas das nossas metas, além do fortalecimento da língua portuguesa, da matemática e da ciência junto aos nossos professores do Ensino Fundamental das séries finais”, disse.
Márcia Valéria revelou ainda que vai ser uma lutadora intransigente para que as condições de trabalho dos professores se tornem cada vez mais dignas e eles possam desenvolver melhor o seu ofício. “Acredito muito na categoria do magistério municipal, são professores bem formados, qualificados e extremamente envolvidos com o processo educacional do município e nós iremos com esses atributos unir esforços, criar metas e estabelecer padrões para que a gente possa de um modo sincronizado corresponder um ao outro, a categoria corresponder a política de gestão do município e vice-versa”, afirmou.
“Com essa união, com esse esforço, a gente espera chegar ao que a sociedade almeja, que é ter seus jovens com a formação desejada e que eles possam seguir seus estudos de modo qualificado”, concluiu.
A ex-secretária municipal de Educação, Josevanda Mendonça Franco, em seu discurso destacou o trabalho realizado à frente da Semed e saudou o prefeito João Alves Filho. “Manifesto os meus parabéns e o encorajo pela luta que terá pela frente”, disse.
Para ela, a escola é um dos espaços privilegiados, de elaboração de projetos de conhecimento, de intervenção social e de vida. “Um dos espaços para experimentar situações desafiadoras do presente e do futuro, reais e imaginárias”, afirmou.
“É significativo reconhecer a nossa árdua, mas não intransponível tarefa, que neste momento transmito a atribuição gestora as professoras Márcia Valéria e Osvaldina Ribeiro, cujo trabalho tenho a certeza ser dominado pelo propósito de assegurar a qualidade dos serviços educacionais ofertados a crianças e adolescentes da nossa querida Aracaju”, destacou.
O prefeito de Aracaju, João Alves Filho, disse que Márcia Valéria foi secretária-adjunta de Educação quando ele foi governador. “A arte de administrar é a de se cercar dos melhores”, disse, ao acrescentar que convidou Márcia Valeria e Osvaldina Ribeiro para esse grande desafio que é a Educação.
Ele ressaltou a importância dos professores e servidores da Educação. “Nada dará certo se não tiver a participação dos professores”, revelou, ao acrescentar que foi até o Cemarh para participar da posse e levar uma palavra de solidariedade as duas gestoras. “Não vai faltar para vocês apoio, mas nós vamos ter que quebrar paradigmas”, frisou.
Presenças
A secretária-adjunta de Educação de Aracaju, Osvaldina Ribeiro, os vereadores Daniela Fortes, Renilson Félix, Pastor Roberto Morais, Valdir dos Santos, Adriano Oliveira, Agamenon Sobral, Anderson de Tuca, Nitinho, Max Prejuízo, o presidente do Conselho Municipal de Educação, Valteno Paz de Oliveira, entre outros.