Emsurb dá continuidade a limpeza de canal no Almirante Tamandaré

Serviços Urbanos
11/01/2013 14h09
Início > Notícias > Emsurb dá continuidade a limpeza de canal no Almirante Tamandaré

Móveis e equipamentos velhos, garrafas e embalagens plásticas e muito resíduo. Estes são alguns dos itens despejados irregularmente nos canais da capital e que a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) recolhe nas ações de limpeza que garantem a conservação do espaço e a prevenção de doenças. O órgão da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) desenvolve os serviços de forma planejada a fim de atender todos os bairros.

"Por enquanto estamos realizando o serviço nos canais revestidos (concreto), e como o acúmulo de lixo do canal do Almirante Tamandaré é muito grande e tem uma largura considerável, esta intervenção acontece desde julho contando com o auxílio de cinco profissionais e deve ser concluído em 30 dias. Utilizamos ainda equipamentos no método conhecido como Sistema de Barragem Móvel, que faz a desobstrução dos canais da cidade, principalmente em locais de difícil acesso como este e com grande quantidade de lixo", explicou o gerente de limpeza urbana da Emsurb, Reinaldo Souza.

Todo o lixo retirado do canal é destinado ao Aterro Controlado localizado no Bairro Santa Maria. "Temos um equipamento que efetua um trabalho mecanizado, no entanto, existem resíduos que só podem ser retirados da forma manual, e para isso precisamos sempre aguardar a maré baixar para que o nível de escoamento da água do canal esteja reduzido para a contenção da barragem. Já foi retirado do canal o equivalente a 360 metros cúbicos de resíduos, e esta situação poderia ser minimizada se a população tivesse uma consciência ambiental evitando a prática de jogar lixo, pois a maioria são objetos de difícil decomposição", alertou o gerente.

Logo após a conclusão de limpeza do Canal do Almirante Tamandaré o serviço será executado nos canais do Bairro Siqueira Campos, Conjunto Lourival Batista e Bairro América.