O anestesista Raimundo Saturnino Pereira é o novo diretor de Atenção a Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A apresentação foi feita, hoje, pela secretária municipal de Saúde, Goretti Reis durante visita ao Cemar (Centro de Especialidade Medicas de Aracaju), no Siqueira Campos, em companhia do secretário adjunto, Petrônio Gomes.
A gestora avaliou toda estrutura física e administrativa dos serviços, ao percorrer salas, consultórios, farmácias de medicamentos não padronizados, centros cirúrgicos e laboratórios de serviços como os ambulatórios de feridas e pé diabético, cardiologia, endocrinologia, Serviço de Apoio e Diagnóstico Terapêutico (SADT) e o Serviço de Reabilitação Física e Motora (Serfismo).
Goretti Reis soube na conversa com funcionários, que existem algumas disparidades no tocante a produção de alguns dos serviços como o Serfismo e outros setores que compõe o Cemar Siqueira Campos.
"Apesar de ter salas amplas, espaços de acolhimento, equipe multiprofissional completa e equipamentos novos, a própria direção tem reconhecido que os serviços têm deixado muito a desejar, atendendo número de usuários abaixo da capacidade produtiva. Vejo que a partir de agora, superar esta deficiência é uma questão de honra, pois a SMS deve realmente fazer os serviços funcionarem para proporcionar mais soluções a população, e dar maior tranqüilidade ao cidadão que precisa do SUS", afirmou Goretti.
Estrutura e marcação de consultas
Da estrutura física do Cemar Siqueira Campos, Serfismo e Cemca (Centro de Especialidades Centro de Especialidades Médicas da Criança e do Adolescente, o secretário adjunto, Petrônio Gomes observou que o prédio de todas as três unidades estão melhor estruturados e organizados que muitos serviços como o Cemar Augusto Franco, urgência e vários postos de saúde da cidade. "Mas, ainda assim, também possuem algumas falhas como ares-condicionados quebrados, equipamentos ainda não instalados ou sem funcionar, como uma máquina para realização de teste ergométrico que está há 6 anos inativa por falta de impressora e manutenção", explicou.
"Apesar de tudo, o que mais preocupa é a marcação e regulação de exames e consultas. Constatamos em relatos de diversas pessoas que não conseguem marcar ou mesmo faltam o dia da consulta ou exame, por terem cansado de esperar meses na fila. Isto precisa mudar", acrescentou Petrônio Gomes.
Durante a vista de Goretti ao Cemar Siqueira Campos muitos cidadãos ficaram surpresos e aproveitam denunciar a dificuldade no acesso aos serviços da saúde. Na opinião do vendedor autônomo, Rivaldo Araújo, 42, "existem momentos que fica impossível marcar consulta pelo SUS para determinadas especialidades médicas. Daí quem tem mais condição financeira recorre a consulta particular. Por isso, a visita da secretária da Saúde é muito válida e importante para que ela veja a necessidade de cada serviço e posto de saúde, analisando e observando formas de suprir aas necessidades da população".