Pré-Caju 2013: Vigilância Sanitária garante fiscalizações e posto de atendimento ao público

Saúde
14/01/2013 17h35
Início > Notícias > Pré-Caju 2013: Vigilância Sanitária garante fiscalizações e posto de atendimento ao público

Para garantir a segurança alimentar e bem estar do cidadão, a Coordenação da Vigilância Sanitária de Aracaju (COVISA) prepara esquema especial para o Pré-Caju 2013. Nos quatro dias de folia, antes e durante a festa, a Covisa fiscalizará as condições higiênicas e a forma de venda e manipulação de alimentos.

 O novo coordenador da COVISA, o dentista Ávio Batalha Britto informou que durante a festa um posto da vigilância, para atendimento a população e recebimento de denúncias, estará montado na área dos boxes ao lado da entrada principal do Parque da Sementeira.

Orientações para os vendedores

Das ações estratégicas para o Pré Caju, na quinta-feira, 17, os técnicos sanitaristas também se reúnem às 9h com vendedores ambulantes na sede da EMSURB, situada no Parque da Sementeira. No encontro, serão repassadas instruções para a correta manipulação dos alimentos como higiene pessoal e acondicionamento de produtos. Conforme o gerente da Covisa, a ação visa, sobretudo, educar e conscientizar os vendedores.

“Orientamos desde cuidados simples como a higiene da pessoa que irá manipular o alimento, até cuidados mais complexos, como o uso de gelo em saquinhos, da carne e outros alimentos dentro do prazo de validade e aprovação do Serviço de Inspeção Federal, também conhecido como o selo  S.I.F”, acrescenta Ávio Britto.

Nas inspeções os fiscais sanitários observam o uso de equipamentos como touca de cabelo, avental, isopores, além de canudos, ketchup, mostarda em embalagens individuais devidamente lacradas.  

Segundo a  secretária de Saúde, Goretti Reis a atuação dos fiscais sanitários, acontece não só para a retirada de circulação de alimentos e produtos inadequados, como também para reduzir casos de intoxicação, desidratação e infecção alimentar, afinal de contas cuidar bem da saúde da população é o dever e o maior compromisso da Prefeitura de Aracaju.