O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência participou nesta terça-feira, 15, de reunião com o secretário de Estado dos Direitos Humanos, Eduardo Oliva, para ultimar os preparativos para a instalação e funcionamento do camarote da acessibilidade durante o Pré-Caju 2013, festa carnavalesca que acontece de quinta-feira, 17, a domingo, 20.
A reunião aconteceu no gabinete do secretário e contou com a participação do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, da gerência da Estação Cidadania, do Instituto GBarbosa e entidades ligadas à causa da pessoa com deficiência. O objetivo do encontro foi o de fechar parcerias e resolver pendências para que o camarote aconteça cada vez melhor, atendendo as expectativas e necessidades da PcD, como destacou Eduardo Oliva.
Esta será a 6ª edição do camarote da acessibilidade, que terá capacidade para 250 pessoas por noite de evento e será instalado na 13 de Julho, ao lado das quadras de esportes. Cada pessoa com deficiência que participar do espaço a elas dedicado terá direito a água, lanche, camisa, abadá para o Bloco da Prevenção, da Secretaria de Estado da Saúde, e à presença de um acompanhante no ambiente reservado, mas externo, do camarote da acessibilidade.
As responsabilidades e atribuições para o bom funcionamento e divulgação do camarote estão sendo compartilhadas pelos conselhos e secretarias de Estado dos Direitos Humanos e Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), que está oferecendo todo o suporte logístico ao Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.
Inclusão e participação
Instalado pela primeira vez no Pré-Caju de 2007, o camarote da acessibilidade é sinônimo de inclusão e participação, segundo entende a presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Gorette Medeiros. "Em todas as grandes festas de Aracaju, como o Pré-Caju, Forró Caju e o carnaval , o conselho, em parceria com demais entidades afins, empreende este esforço para permitir que as pessoas com deficiência possam desfrutar das festas com segurança. Isso é inclusão", enfatizou Medeiros.
Participaram da reunião com Eduardo Oliva, as presidentes dos Conselhos Estadual e Municipal da Pessoa com Deficiência, Jane Mare e Gorette Medeiros, respectivamente, membros de ambas as entidades, a gerente da Estação Cidadania, Ilza Oliveira, e o representante do Instituto GBarbosa, Fábio Oliveira.