Sucesso. Essa é a palavra que melhor define a realização da 22ª edição do Pré-Caju. Nesses quatro dias de festa, milhares de pessoas, entre sergipanos e turistas, curtiram a festa na avenida Beira Mar, transformada na ocasião em um enorme corredor da folia. “O Pré-Caju é inovador. Depois dele surgiram outras festas do tipo. É uma festa do povo”, afirmou o prefeito João Alves Filho durante a abertura oficial da festa, data também do lançamento oficial da nova marca da Prefeitura de Aracaju.
Segundo Tanit Bezerra, diretora de turismo da Fundação Municipal de Cultura e Turismo de Aracaju (Funcaju), o Pré-Caju movimenta todo o setor turístico da capital. “Aracaju, hoje, é projetada no cenário nacional como destino turístico com potencial de realizar grandes eventos. Nessa ocasião, um evento do porte do Pré-Caju fomenta toda a cadeia produtiva do turismo, que envolve desde o catador de latinha até o meio de hospedagem mais luxuoso da cidade”, explica Tanit.
Já na avenida, nesses últimos quatro dias, mais de 50 trios contagiaram os foliões com alegria e muita descontração. Em cima desses trios, tanto artistas tradicionais da festa, como as cantoras Ivete Sangalo e Cláudia Leite e as bandas Chiclete com Banana e Asa de Águia, como aqueles de participação inédita a exemplo de Thiaguinho e Jorge e Matheus, fizeram o público cantar e dançar.
Domingo
No domingo, último dia da festa, a emoção não foi diferente. Milhares de pessoas compareceram à avenida atrás de seus cantores favoritos ou apenas para curtir um pouco da folia com a família, como é o caso dos Almeida, que elegeram o domingo como dia oficial de aproveitar o Pré-Caju.
"Há vários anos marcamos presença no Pré-Caju, sempre aos domingos. É quando a festa começa mais cedo e também termina mais cedo, aí dá para aproveitar e trazer toda a família junto, inclusive os filhos", afirma a dona de casa, Ilda Almeida
Mas não só na avenida foi possível aproveitar a festa. Nos camarotes, montados no percurso da Passarela da Alegria, mais e mais pessoas iam ao delírio a cada trio elétrico que passava ou curtiam o tempo entre a chegada deles de forma mais tranquila com bandas ou DJ's que se apresentavam, de forma exclusiva, todas as noites.
"O camarote é mais tranquilo, bom para vir em casal. A gente fica juntinho curtindo a festa e ainda curtindo um forrozinho do trio pé-de-serra que sempre está por aqui. É ótimo", afirma a dentista Juliana Almeida que passou o domingo no camarote oficial da prefeitura.
Atrações
Durante a noite, desfilaram pela avenida 14 trios, dentre os quais estavam as bandas Chiclete com Banana, Harmonia do Samba e Zuerões do Forró e os cantores Armandinho Dodô e Osmar, Cláudia Leite e Ivete Sangalo que agitavam ao mesmo tempo em que já deixavam saudades nos foliões.
Entre as últimas atrações da noite estava a banda sergipana Só Lamento, que ao longo dos seus oito anos de carreira vem amadurecendo e ganhando mais fãs. "Essa é quinta vez que a Só Lamento toca no Pré-Caju e isso é sempre uma alegria. Neste ano, estamos trazendo para a avenida um repertório bastante variado, com samba, axé e um pouco de sertanejo, além da nossa música ‘Luz Divina', que está estourando nas rádios. E tocar para o povão é sempre emocionante. É uma energia que nos contagia", diz o vocalista da banda Tácito Macêdo.
"Esse é o primeiro ano da nossa gestão, mas desde já podemos perceber que será um ano muito positivo. Esse Pré-Caju está terminando de forma equilibrada e com inúmeros elogios que vão desde a segurança montada até os artistas, inclusive os sergipanos, participantes da festa. Sem dúvidas, a expectativa para daqui para frente é a melhor possível", finaliza Manoel Luís Viana, presidente interino da (Funcaju).