O prefeito de Aracaju, João Alves Filho, participou ontem, dia 23, da conclusão do curso ‘Conectando com a Vida', do Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ). Numa noite emocionante, onde 1.020 alunos tiveram a oportunidade à educação, João Alves elogiou a atitude louvável dos empresários sergipanos. "Luciano Barreto e sua esposa dão um exemplo de cidadania. Uma atitude dignificante e que honra Sergipe".
Para o prefeito, atitudes como a de Luciano Barreto devem servir de referência para outros empresários, e que somente investindo na educação o Brasil poderá chegar ao primeiro mundo. "Temos grandes reservas de produtos naturais em nosso país, mas se não tivermos uma educação de qualidade, principalmente na rede pública, o Brasil não conseguirá avançar. Não há investimento de maior retorno do que na qualidade cível da população", destacou o João Alves ao parabenizar a instituição pelos dez anos de atuação, formando quase dez mil alunos num curso que promove a inclusão social em aulas de Português, Matemática, Informática, oficinas de Inglês e Cidadania e Trabalho.
"Hoje no Brasil estamos vivendo uma demanda de vagas, mas não há profissionais qualificados para preenchê-las. No momento em que esses jovens estão tendo acesso a educação de qualidade, poderão com isso ocupar posições importantes no país e terão condições de alcançar salários mais dignos", informou o prefeito.
A turma, que leva o nome do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, homenageou, com placas comemorativas dos dez anos do Instituto, autoridades que foram nomes de turmas anteriores. Entre eles, o governador Marcelo Déda e o procurador geral de Justiça do Estado, Orlando Rochadel, que em seu discurso destacou a importância do comprometimento do poder público e do privado para um bem comum.
"Lembro-me perfeitamente quando João Alves era governador, no ano de 2003, onde fizemos um termo de ajustamento de conduta para construirmos a maior escola pública do estado, o Centro Educacional Vitória de Santa Maria. Naquela época o prefeito era Marcelo Déda, mas João Alves disse uma frase que jamais esquecerei: ‘eu e Déda somos oponentes políticos em tempos de eleição, mas sempre apoiarei o que for bom para Sergipe e para Aracaju'", recordou o procurador, destacando que João Alves é um grande estadista que sempre apoia a educação.
Num discurso emocionado, o formando Marcel dos Santos, 17 anos, disse que mudou completamente seu comportamento depois que entrou no Instituto Luciano Barreto Júnior. "Eu era desligado do mundo e não sabia conviver com outras pessoas. Hoje percebo que pequenos atos de educação, como dar bom dia e pedir desculpas, podem mudar o ser humano. O ILBJ me ajudou a enxergar que apenas com o esforço de querer aprender posso atingir meus objetivos. Aprendi a ser cidadão e a pensar em ter um futuro melhor", disse o adolescente.
Uma história que transformou a dor em amor.
O Instituto Luciano Barreto Júnior é uma instituição sem fins lucrativos onde os recursos financeiros necessários são providos pela Construtora Celi Ltda. O principal objetivo do Instituto é promover a inclusão social de jovens e adolescentes sergipanos com cursos, palestras e atividades socioeducativas.
Luciano Barreto e Maria Celi, no ano de 2003, concretizaram o sonho do filho Luciano Barreto Júnior, que morreu antes de realizar seu desejo de constituir uma entidade social para jovens.
Para a presidente do ILBJ, Maria Celi, seu filho ainda está vivo e trabalha no céu por todos. "Vejo e sinto luzes ao redor de cada formando, presenciando as coisas maravilhosas que Deus manda para mim. Essa é a força que me faz conduzir esses alunos para um futuro melhor", disse emocionada.
O ILBJ atua na preparação de adolescentes para o mercado de trabalho e para a vida, promovendo o acesso ao conhecimento com oficinas temáticas, palestras e atividades socioeducacionais.
Confira mais fotos na galeria.