Goretti Reis abre diálogo com as entidades médicas de Sergipe

Saúde
24/01/2013 17h07

A convite da Sociedade Médica de Sergipe (Somese), a secretária municipal de Saúde, Goretti Reis, e o adjunto e presidente da Somese, Petrônio Gomes, participaram do primeiro almoço da entidade no ano de 2013. O gestores abriram diálogo com membros e lideranças da Somese, Conselho Regional de Medicina do Estado de Sergipe (Cremese) e Sindicato dos Médicos do Estado de Sergipe  (Sindimed).

Goretti reafirmou as metas e compromissos para melhorar a Saúde em Aracaju. A gestora falou de medidas como a ampliação e reforma das unidades de saúde e a estruturação dos serviços de urgência e de especialidades médicas. “Precisamos buscar alternativas para lidar com os problemas herdados e também rever necessidades como a importância de agregar mais recursos financeiros junto ao Estado e o Ministério da Saúde, pactuar novos orçamentos e rever o fluxo do sistema de saúde para amenizar e ter uma melhor organização do serviço público que a população tanto precisa” destacou.

Goretti Reis acrescentou que “a longo prazo, a SMS também vai analisar formas legais e possíveis de valorizar os profissionais da saúde e gratificar por desempenho, não só os médicos do município, como todos os profissionais da equipe de saúde da família”, afirma.

O secretário adjunto e presidente da Somese, Petrônio Gomes, elogiou a postura ética e dinâmica da secretária. “Ao contrário dos gestores passados, Goretti é uma pessoa acessível que se coloca na medida do possível, a disposição dos profissionais e das entidades médicas para ouvir e buscar soluções”, frisa.

Petrônio Gomes acrescentou que, como secretário adjunto da Saúde,  o sentimento é de que a Saúde está para todos, porque tanto ele que é medico,  como Goretti Reis que é formada em Enfermagem,  sabem o que é ser cidadão e ser profissional da Saúde. “Por isso queremos unir forças para traçar melhores caminhos para a Saúde e os seus usuários e servidores”, concluiu.

Avaliação

O secretário geral da Somese, Lucio Antonio Prado Dias, avaliou de forma positiva o encontro com os gestores. “Sabemos que comandar a Secretaria da Saúde não é uma tarefa fácil. Mas, diante do conhecimento de Goretti Reis em gestão pública e do empenho de Petrônio Gomes acreditamos que eles podem fazer um belo trabalho em prol dos aracajuanos”, enalteceu.

Já para  vice-presidente  da Somese,  Hesmoney Ramos, “desde os primeiros dias a frente da SMS a secretária vem demonstrando compromisso e trazendo a público o quanto a Saúde precisa de ajuda e deverá passar por mudanças”, opinou.

Presenças

Além de Goretti Reis também participaram do almoço  da Somese, o senador Eduardo Amorim, o deputado Gilson Andrade  e o presidente do Sindimed,  João Augusto Alves de Oliveira.