Técnicos da Emsurb aprimoram prática de Conservação Documental

Serviços Urbanos
24/01/2013 18h39

"Conservar documentos é a garantia da existência da informação por mais tempo". É com esse conceito que o coordenador do Arquivo da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Sidney Porto, atua junto a sua equipe na organização da documentação do órgão, que data a partir de 1968. Para um aprimoramento ainda maior da técnica de arquivamento, oito técnicos da empresa participaram de oficina no Arquivo Geral do Tribunal de Justiça de Sergipe - TJSE que tratou de higienização e conservação de documentos.

A oficina com carga horária de 20 horas, com direito a certificado, foi ministrada pelos técnicos do laboratório do TJSE Vera Lúcia de Carvalho e João Vieira Neto. Dentre as técnicas arquivísticas trabalhadas destacam-se a limpeza, reconstituição da celulose e encadernação. "Aprendemos novas técnicas e atualizamos algumas já desenvolvidas, tanto no procedimento quanto na escolha de materiais. Por exemplo, o papel chumbo que utilizamos será trocado por papel alcalino. O cordão para amarração será substituído por fita adesiva especifica para arquivo", explicou Sidney Porto.

O coordenador do Arquivo da Emsurb ainda esclarece que para 2013 o objetivo é planejar o descarte do documento de forma simplificada e eficiente. Segundo ele, isto será possível após a criação da Comissão de Gestão de Análise, que designará o que pode ou não ser descartado dentro dos preâmbulos legais. Ao mesmo tempo, será necessário seguir um Plano de Classificação Documental e alimentar Tabela de Temporalidade para que esta indique o tempo ideal para descarte de cada documento.