João Alves dá os dois primeiros presentes a Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
25/01/2013 15h42

O prefeito João Alves Filho esteve hoje, ao lado do vice-prefeito José Carlos Machado, visitando obras que estavam abandonadas pela gestão anterior. A primeira vistoria foi na ponte do rio Poxim no bairro Inácio Barbosa, onde as obras já permanecem por mais de três anos incomodando os moradores do bairro. O prefeito ainda esteve na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Elias Montalvão, no povoado Mosqueiro.

De acordo com o prefeito, essas obras serão entregues no dia 17 de março, aniversário da capital. A Prefeitura está adiantando a entrega dessas obras que tanto causavam transtornos à população aracajuana. "Vamos antecipar a entrega da obra. Os responsáveis pela obra disseram ser perfeitamente viável acelerar os trabalhos para a conclusão da obra. A ponte será entregue no dia do aniversário de Aracaju com todos os seus acessos", afirmou o prefeito, destacando que a conclusão da ponte aliviará o trânsito da região.

A ponte, que levará o nome do saudoso advogado Gilberto Vilanova, teve recursos alocados para sua construção através de emenda parlamentar do ex-deputado João Fontes, desde 2003, portanto, há quase dez anos. Somente em 2010 a ponte foi concluída, mas não pode ser entregue à população porque as vias de acesso não foram finalizadas.

A população já está impaciente e revoltada com o caos que se transformou o bairro pela demora da obra. Aracaju receberá um presente da Prefeitura ao finalizar a ponte sobre o rio Poxim, que tem seus recursos financiados à disposição da Prefeitura.

Incomodado com a situação, que vem trazendo prejuízos a todos, o prefeito João Alves Filho procurou pessoalmente o empresário Luciano Barreto, da Construtora Celi, responsável pela obra, solicitando o empenho na conclusão da mesma o mais rápido possível. Ficou acordado, então, que até março os serviços serão retomados em sistema de trabalho diuturno, para que seja entregue no dia 17 de março, aniversário da cidade.  

A ponte conta com uma ciclovia central com 3m de largura e calçadas nas laterais com 1,50m, permitindo, com isso, o trajeto de pedestres. A saída da ponte será na avenida Canal IV do Conjunto Augusto Franco.

Emef Elias Montalvão

O povoado Mosqueiro também será beneficiado com a entrega de obras no dia 17 de março. A Emef Elias Montalvão está sendo reformada e ampliada. O prédio, que era destinado apenas ao Ensino Fundamental, ganhará quatro berçários, duas salas de pré-escola, quadra poliesportiva, biblioteca, sala de vídeo, informática e dança. Além de cinco novas salas de aula.

A obra, que se arrastava desde 2010, será acelerada para que as crianças possam enfim voltar à escola. "Duzentas crianças do Ensino Fundamento eram atendidas no antigo prédio. Com a ampliação e a chegada da creche, esse número aumentará", falou a secretária de Educação, Márcia Valéria, no momento em que informou a criação de 50 vagas para a creche e mais 150 para o período noturno, no programa de alfabetização de jovens e adultos.

Para o prefeito João Alves é essencial que essas obras inacabadas devem ser entregues à população. "Não tenho a filosofia que obras do governo anterior sejam interrompidas. Somente a população é quem se prejudica com isso. Desde que haja recursos garantidos, finalizaremos todas as obras", confirmou.

Confira mais fotos na galeria .