HIV e Sífilis: Saúde realiza 100 testes rápidos na Viação Progresso

Saúde
25/01/2013 17h36

Na tarde desta sexta-feira, 25, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Aracaju realizou 100 testes rápidos para diagnóstico de HIV/Aids e Sífilis com os  funcionários da Empresa de Transporte Viação Progresso, no bairro Capucho.  A coordenadora de Vigilância em Saúde da SMS, Cristiane Ludmila Borges, diz que "a ação reforça a estratégia do Ministério da Saúde de descentralizar a oferta dos testes rápidos".

"Buscamos levar o diagnóstico aos espaços onde as pessoas estão cotidianamente. No dia 31 de janeiro, a SMS ainda realizará mais testes de HIV e sífilis no bairro Ponto D'antas na Associação de Moradores", afirma Cristiane Ludmila.

Unidade Móvel ‘Fique Sabendo'

A ação da SMS contou com a parceria da Secretaria do Estado da Saúde (SES), que disponibilizou o ônibus da Unidade Móvel ‘Fique Sabendo' para o diagnóstico das doenças sexualmente transmissíveis.

Para o motorista Jeferson Santos Araujo, 32 anos, passar pelo teste rápido foi esclarecedor e importante. "O resultado foi rápido saiu em 15 minutos e o exame com a agulha não dói. O bom mesmo é que a gente fica sabendo que esta tudo bem e se cuida mais para evitar um susto no futuro. Para prevenir o HIV é essencial o uso da camisinha sempre", afirma.

A cobradora Lúcia Dias explica que foi a primeira vez que conheceu um método tão prático e eficiente para diagnóstico de doenças tão preocupantes e ainda sem cura, como a Aids. "A Secretaria Municipal de  Saúde tem feito bem em reforçar esse cuidado levando os testes aos próprios trabalhadores no ambiente de trabalho", observa.

Centro de Testagem e Aconselhamento

Para reforçar o diagnóstico e prevenção das DSTs, a Prefeitura de Aracaju mantém o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). O serviço está localizado no Centro de Especialidades Médicas (Cemar), no bairro Siqueira Campos, e está aberto de segunda a sexta-feira das 7h às 17h, para todos  os cidadãos. Estão disponíveis gratuitamente exames para diagnóstico de HIV, sífilis e hepatites B e C. Para ter acesso ao serviço é necessário apenas o número do Cartão SUS e um documento de identificação.