Saúde de Aracaju promove Grito de Carnaval para a terceira idade

Saúde
29/01/2013 17h53

Marchinhas de carnaval, confetes, serpentinas, máscaras e muita alegria. Este foi o clima de paz e tranquilidade que marcou o Grito de Carnaval do grupo de convivência 'Vivendo e Aprendendo', no bairro Luzia, durante esta terça-feira, dia 29, no Salão Paroquial Igreja Santa Luzia. A festa reuniu 60 pessoas, entre cidadãos na terceira idade, pessoas hipertensas, diabéticos e familiares. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Unidade de Saúde da Família (USF) Max de Carvalho.

Debate sobre temas como cartão do SUS e Cartão da Família também foram destaque na programação. Conforme a gerente da USF Max de Carvalho, Erilene Franklin, a Secretaria da Saúde irá reforçar ações educativas e comemorações sobre cuidados em saúde para toda a comunidade. "O principal objetivo é promover a saúde e aproximar os profissionais dos cidadãos", afirma Erilene.

Lazer e promoção da saúde

Moradores do bairro Luzia aprovaram o Grito de Carnaval, que mescla ações de lazer e promoção da saúde. Na opinião da aposentada Doralice de Castro Oliveira, de 70 anos, o incentivo da SMS para vida social ativa e para a prevenção em saúde é muito benéfico, sobretudo, para idosos que sofrem de doenças crônicas não transmissíveis, como a hipertensão, o diabetes, excesso de peso e outros.

"Venho frequentando o grupo de convivência 'Vivendo e Aprendendo', a experiência tem sido ótima. Aqui faço amigos e aprendo a cuidar melhor do meu diabetes por meio do contato frequente com os profissionais da Saúde", afirma Doralice de Castro.

Já para o Presidente do Conselho Municipal da Saúde no bairro Luzia, José Elito dos Santos, "o Grito de Carnaval do grupo de convivência foi uma mostra de que todos têm direito à saúde e ao lazer, não importa a idade ou a classe social", afirma.