SMS promove aula para alunos de Medicina e Serviço Social

Saúde
29/01/2013 17h56

Nesta terça-feira, 29, o Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou uma aula de apresentação do Sistema Único de Saúde (SUS) para 50 estudantes de Medicina da Universidade Tiradentes (Unit) e dez alunos de Serviço Social da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

A aula ocorreu no Centro de Educação Permanente em Saúde (CEPS), reunindo representantes da Rede de Atenção Primária (Reap), Rede de Atenção Psicossocial (Reaps), Rede de Atenção Especializada (Reae), Rede de Atenção à Saúde do Trabalhador (Reast) e Rede Hospitalar de Urgência e Emergência (Rehue). Os gestores da SMS apresentaram a dinâmica de funcionamento e a estrutura administrativa do SUS de Aracaju.

Segundo a coordenadora do NEPS, Ângela Leite, esse contato inicial com futuros profissionais da saúde é muito importante. “Esses alunos farão estágio nas unidades de saúde da capital e, em breve, serão profissionais formados. Queremos que eles conheçam e acreditem nos objetivos do SUS: essa é a função de uma educação permanente em saúde”, afirmou a coordenadora.

A assistente social Rosana de Menezes, da Unidade de Saúde da Família (USF) Augusto Franco, também  professora do curso de Medicina da Unit,  acredita que os futuros médicos devem conhecer primordialmente o SUS. “Muitas pessoas não percebem as mudanças positivas que esse modelo de saúde trouxe para o Brasil. Essa aula da SMS veio para informar e desmistificar pensamentos errados que muitos possuem”, disse Rosana de Menezes.

A estudante de Serviço Social da UFS, Danielly Melo, afirma que pode perceber um sistema público de saúde bem estruturado. “O assistente social lida com pessoas em situações delicadas, mas estou mais motivada a estagiar para aprender e ajudar no que puder”, diz Danielly Melo.