João Alves participa de inauguração da ponte Gilberto Amado

Agência Aracaju de Notícias
29/01/2013 18h40

O prefeito de Aracaju, João Alves Filho, participou nesta terça-feira, 29, das inaugurações realizadas pela presidente da República, Dilma Rousseff. A presidente esteve em Sergipe para inaugurar a ponte Gilberto Amado (que liga os municípios de Estância e Indiaroba por meio dos povoados Porto do Cavalo e Terra Caída) e a Usina de Energia Eólica (UEE), na Barra dos Coqueiros.

A ponte Gilberto Amado foi projetada no mandato de João Alves Filho como governador. Durante a inauguração da ponte, a presidente Dilma ressaltou o crescimento do turismo no Estado e destacou a importância dos trabalhadores que atuaram na obra. "Eles participaram da construção da ponte Gilberto Amado e, por isso, temos que homenagear esses trabalhadores, pois eles merecem ser reconhecidos. São eles que fazem uma das maiores marcas que nós, seres humanos, somos capazes, que é transformar uma ideia, um pensamento e um projeto numa obra com a beleza dessa ponte", ressaltou.

A presidente falou também sobre o grande problema que afeta o povo sertanejo, que é a seca. "Depois que para a seca e vem a chuva, não significa que o município melhora como num passe de mágica. Por isso, o Governo Federal é parceiro para ajudar na recuperação dos municípios, tanto no que se refere a um apoio à uma população mais atingida, quanto aos produtores a recuperarem suas criações", disse.

O governador do Estado, Marcelo Déda, descreveu a obra como um marco que trará muitos benefícios não só à população local, como ao crescimento do turismo. "A ponte Gilberto Amado não é apenas grande em sua extensão, não é apenas bela. Ela cumpre hoje uma das metas do meu plano de governo que é a integração. Além da beleza, da melhoria na comunicação, quero que essa ponte tenha como carga principal a geração de emprego, progresso, e paz para o povo sergipano", destacou.

Ponte Gilberto Amado


O prefeito de Estância, Carlos Magno, explicou a escolha do nome Gilberto Amado para a ponte. "Em sua última visita à sua terra natal, que é Estância, o escritor membro da Academia Brasileira de Letras, diplomata e político, que hoje dá selo de nominação a essa imensa e desencadeadora obra, sentenciava profeticamente que aqui, sem dúvida nasceria e ensejaria em Sergipe a civilização mais próxima, integrada por amor às águas que se dão ao mar. Nada mais justo que levar seu nome nessa obra tão significativa para todos", finalizou.

A ponte Gilberto Amado é fruto de investimento da obra é de RS 124 milhões, com recursos do Governo Federal, através do BNDES , e Governo Estadual. A obra cruza o rio Piauí, é atualmente a maior ponte fluvial do Nordeste brasileiro, com 1.712 metros de extensão e 14,2 metros de largura (duas pistas de 3,50m cada, acostamentos e passeios).

Clique aqui e confira mais fotos.