Selma inicia elaboração de projetos após encontro em Brasília

Família e Assistência Social
30/01/2013 16h55
Início > Noticias > 53321

Elaborar projetos para a área de habitação e para catadores de lixo reciclável é o resultado trazido para Aracaju pela Secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Selma Mesquita, após participar do Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, nesta última terça-feira, 29, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

"Foi um encontro muito bom e proveitoso para os gestores municipais. A ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão , Miriam Belchior, nos deu muitas perspectivas de financiamento e investimentos. Ela nos disse que o PAC 2 tem recursos  para serem disponibilizados aos municípios, mas que faltam projetos. Por isso, hoje mesmo determinarei a minha equipe de trabalho que dê início à elaboração de projetos habitacionais para que a gente possa contemplar as famílias carentes que precisam de casa própria", enfatizou Selma Mesquita.

Segundo a secretária, Miriam Belchior disse ainda que o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) é importante porque garante a previsibilidade dos investimentos, permitindo que todos os atores envolvidos se planejem com antecedência.  A ministra informou durante o encontro que em sua primeira edição o PAC destinou R$ 657,4 bilhões em recursos dos quais 94,1% foram executados. Na segunda etapa do PAC 2 há previsão de liberação de R$ 955,1 bilhões até 2014, dos quais 40,4% foram executados até setembro do ano passado.

Catadores

A equipe de trabalho da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) também está sendo acionada para a elaboração de projetos destinados a catadores de lixo reciclável, dentro do Programa Pró-Catador, anunciado pelo ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho. Ele integrou na manhã de terça-feira a mesa 'Participação Social e Cidadania', na qual Selma Mesquita se fez presente. "Aracaju vai participar deste programa", reforçou a secretária  

Segundo Selma Mesquita, o ministro destacou o alcance social do programa Pró-Catador e lembrou que essas pessoas, assim como os moradores de rua, merecem uma atenção especial, tanto do Governo Federal, quanto dos gestores municipais. Ele ainda informou, segundo a secretária, que a meta do Governo Federal é acabar com os lixões até o final de 2014.