Crianças do Abrigo Caçula Barreto visitam Oceanário

Família e Assistência Social
06/02/2013 11h48
Início > Noticias > 53359

Novas experiências, conhecimentos e emoções. Foi desse jeito que 12 crianças do Abrigo Caçula Barreto passaram a manhã desta quarta-feira, 6, ao visitarem o Oceanário de Aracaju, localizado na Praia de Atalaia. Todos do sexo masculino, as crianças definem a visita como algo fascinante. "Ver tartarugas, peixes e tubarões de perto é muito legal. Eu toquei nas tartaruguinhas e foi tão fofo", declarou J.C.S.C., 11 anos, olhos brilhantes de emoção.

As crianças chegaram ao Oceanário às 9 horas e durante uma hora e meia visitaram os aquários e tanques que abrigam as diversas espécies de animais marinhos e fluviais, como tartarugas pequenas e grandes, caranguejo esponja,  lagosta, tubarões, peixe linguado e outras. Os garotos, com idades entre 6 e 14 anos, também assistiram um vídeo sobre o Projeto Tamar e vibraram com o tanque interativo, onde puderam tocar em algumas espécies com ajuda do monitor estagiário, Willy de Souza Leal.

Visitando o Oceanário pela primeira vez, o garoto de 14 anos, K.J.S.J. estava deslumbrado. "É emocionante e surpreendente. Já conhecia o Projeto Tamar de Pirambu, mas isso aqui é muito maior. Tem muitas espécies que a gente só conhecia da televisão e agora a gente vê de perto", disse o menino.

Caçula Barreto

O Abrigo Caçula Barreto é uma unidade de acolhimento institucional para crianças de 6 a 12 anos, do sexo masculino, que estão em cumprimento de medidas protetivas. Segundo a educadora social Drucila de Souza, que ao lado de Josivaldo Souza Reis, acompanhava os meninos na excursão ao Oceanário, a atividade desta manha integra a programação de férias escolares da garotada.

"Durante as férias escolares a gente realiza uma série de atividades externa com as crianças", disse a educadora social. Para a assistente social da Proteção Social Especial da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), Vera Ana Rabelo de Almeida, o objetivo da realização dos eventos externos é o de promover a socialização das crianças, permitindo que elas interajam com o ambiente externo, conhecendo outras realidades.