Gerente do CCZ faz reunião com os servidores

Saúde
06/02/2013 17h36
Início > Noticias > 53369

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) dará ênfase aos programas existentes no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Essa é uma das determinações da secretária Goretti Reis, ao trabalhar na reestruturação do setor que, atualmente, está com o canil interditado por determinação do Ministério Público Estadual (MPE).

Hoje pela manhã a assessora do gabinete, Márcia Martins, se reuniu com os 95 funcionários para ouvir as principais demandas do Centro. “Os funcionários do CCZ estavam se sentindo abandonados, foram esquecidos”, disse Márcia.

“Um CCZ deve prevenir e controlar doenças que são transmitidas por animais, e não somente fazer eutanásia. Além de acompanhar animais domésticos e controlar animais que convivem próximos ao homem, como ratos e morcegos, o CCZ deve agir por meio de projetos educativos e participativos com a população. É essa visão e missão corretas que traremos ao CCZ de Aracaju”, explica a nova coordenadora do CCZ, a veterinária Roseane Nunes.

A coordenadora conta que estão em andamento no CCZ os programas sobre a leishmaniose, a esquistossomose e a raiva. “Nós também fazemos análise da larva do mosquito para detectar se é ou não transmissora da dengue”, completou.

Roseane Nunes também planeja um seminário para discutir a leishmaniose, reunindo os servidores do CZZ, veterinários e representantes da Universidade Federal de Sergipe (UFS), da Universidade Tiradentes (Unit) e da Faculdade Pio X.